Equilíbrio, Diego Souza e defesa: a goleada do Flu para Eduardo Baptista


Mais do que a goleada por 4 a 0, a vitória sobre o Tigres do Brasil neste domingo, em Volta Redonda, mostrou um Fluminense competente, eficiente e equilibrado. Equilíbrio, aliás, foi a palavra-chave utilizada pelo técnico Eduardo Baptista na entrevista coletiva após a partida. O treinador lembrou que, com o jogo de hoje, o Tricolor chegou à marca de 11 gols feitos e apenas três sofridos nos últimos três jogos no Campeonato Carioca.

A tendência, agora, é evoluir ainda mais. Por se tratar de início de trabalho, é natural que hajam oscilações no árduo percurso rumo às conquistas. Mas, atuações como esta diante do Tigres, deixam o comandante tricolor convicto de que o caminho está sendo trilhado da maneira correta.

- O time precisa ter tranquilidade quando se encontra uma marcação forte, pronta para o contra-ataque. Tem que ter inteligência e equilíbrio. Estamos no início de trabalho e é preciso encontrar o timing para entrar na defesa adversária. Isso vem com tempo. Hoje (domingo) conseguimos controlar, não foi como contra o Madureira. Já são 11 gols em três jogos. Hoje conseguimos ter equilíbrio – afirmou o treinador, que enalteceu não só a boa atuação da defesa, como de todo o sistema ofensivo, que fez com que o Flu praticamente não fosse incomodado pelo ataque adversário.

- Eu não falo só em defesa, é o sistema defensivo. Hoje fizemos um ajuste de compactar um pouco mais, principalmente nesses jogos quando adversário vem por uma bola. Mudamos a forma de sair jogando, que é passível de erro, mas com uma marcação encaixada para não tomar gol, não oferecer contra-ataque. Funcionou, agora é aprimorar. Claro que contra o Cruzeiro, o Flamengo, são times que vão se lançar mais, temos que saber aproveitar isso.

A atuação decisiva de Diego Souza, naquele que foi apenas o segundo jogo oficial pelo Fluminense, também foi bastante elogiada por Eduardo Baptista. A dobradinha, que já tinha dado certo no Sport, começa a ser retomada com sucesso nas Laranjeiras. Por esse motivo, o treinador aposta que o camisa 10 ainda tem muito mais a mostrar de acordo que vai adquirindo a melhor forma e também ritmo de jogo.

- Está crescendo, ainda precisa ganhar mais na parte física, mas tecnicamente é decisivo, a palavra é essa. Hoje foi muito feliz, ainda precisa ganhar condição física, está trabalhando normal, assim como o Fred precisa jogar. Hoje participou de três gols. Quando indicamos ele foi por ser líder e decisivo – finalizou Eduardo Baptista.

Logo após a vitória contra o Tigres o elenco tricolor embarcou no ônibus de volta para o Rio de Janeiro. A reapresentação do elenco acontece na tarde desta segunda-feia, 15, nas Laranjeiras, para iniciar a semana que marcará confrontos importantes para o Fluminense. Primeiro, o Cruzeiro, na quarta, pela Primeira Liga. No fim de semana, o adversário é o rival Flamengo, válido pela quinta rodada do Campeonato Carioca.

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Mailson Santana – Divulgação FFC