Salão Nobre recebe encontro de integração entre Xerém, futsal e Guerreirinhos


Nesta segunda-feira, de forma pioneira, aconteceu no Salão Nobre o encontro dos formadores do Fluminense, que contou com a participação de mais de 150 profissionais que se dedicam diariamente para desenvolver o futuro do futebol do Tricolor. O presidente Peter Siemsen esteve presente ao evento e foi muito aplaudido pelos presentes. O bom trabalho realizado na base do Fluminense vem rendendo bons frutos para o clube e a integração entre Xerém, futsal e o projeto Guerreirinhos (escolinhas oficiais) é um dos segredos para o sucesso da melhor academia de formação do Rio de Janeiro.

A reunião nas Laranjeiras encerrou o encontro que começou em Xerém com atividades técnicas, passou pelo Maracanã, onde foi analisado o duelo entre Fluminense e Atlético-PR e fechou com chave de ouro no Salão Nobre com a apresentação da metodologia de treinos da base, do trabalho realizado no futsal e o projeto Guerreirinhos.


- É um encontro pioneiro que valoriza cada vez mais o trabalho realizado aqui na base do Fluminense. Estamos dando mais um passo para a realização do nosso objetivo que é formar cada vez melhor os jogadores do Fluminense. Muitas vezes me perguntam qual é o segredo de Xerém, que forma tantos bons jogadores. Costumo dizer que grande parte da nossa força vem desta integração do campo com o futsal e nossas escolinhas. Juntos somos a base do Fluminense e esta reunião é o exemplo disso. Quase 150 profissionais da área técnica reunidos em torno de um objetivo único que é o trabalho de formação e desenvolvimento de atletas de alto rendimento - disse o gerente da base, Marcelo Teixeira.

A metodologia única de treinos da base do Fluminense teve um destaque especial na reunião. O coordenador técnico da base, Marcelo Veiga, apresentou slides em que detalhou os pilares da filosofia de jogo, mostrou o que deve ser trabalhado nos jogadores em cada categoria e o que se espera dos atletas e profissionais que trabalham com a base tricolor.

- A metodologia é fruto do trabalho de muitos profissionais que buscam o melhor para o clube. Nosso sonho é que o torcedor veja uma partida da base, de qualquer categoria, sem uniforme, e consiga distinguir quem é o Fluminense apenas pela forma de jogar. Estamos no início, mas já conseguimos ver grandes avanços em todas as categorias. A metodologia e a filosofia da base do Fluminense serve para o futsal e também para as escolinhas. Estamos todos juntos, integrados neste processo que é a formação dos nossos atletas – destacou Marcelo veiga.

O futsal, parte fundamental na captação e no início da formação dos moleques de Xerém, foi representado pelo gerente do futsal e coordenador pedagógico do clube, Ivan Proença, que além de apresentar como é feito o bom trabalho realizado pelos guerreiros das quadras, exaltou a importância do encontro em um lugar tão especial para os tricolores.

- O Salão Nobre do Fluminense faz parte da formação da cultura brasileira e recebeu um encontro que mudará o futuro do futebol nacional. O passado e o futuro se encontraram nesta segunda-feira em um momento importantíssimo de integração de toda a base tricolor. Estou muito contente em poder participar deste momento. Certamente vamos colher ainda mais bons frutos em breve. Já estamos colhendo, é só olhar para a equipe profissional do Fluminense. Pode parecer clichê, mas o encontro mostrou que juntos somos ainda mais fortes – lembrou Ivan Proença.


Ao contrário do que acontece na maioria dos clubes brasileiros, as escolinhas de futebol oficiais do Fluminense são parte fundamental da formação dos jovens atletas tricolores. Profissionais do clube estão sempre em contato com os franquiados, vão as escolinhas e analisam os atletas em mais de 50 unidades guerreirinhos por todo o Brasil. Nesta segunda-feira, grande parte das escolinhas estava representada no encontro.

- Vieram representantes de todo o Brasil. Muito vieram de longe e puderam observar de perto o trabalho realizado por todos nós. Os Guerreirinhos também fazem parte de Xerém, nos sentimos assim e trabalhamos para que a integração seja cada vez maior. Estamos atuando forte no Brasil e no exterior, realizando um trabalho social e também captando novos talentos para o Fluminense – disse o coordenador do Projeto Guerreirinhos, André Medeiros.



Comunicação Institucional FFC
Fotos: Bruno Haddad/Divulgação FFC
Fonte: Site Oficial do Fluminense FC