Vídeo de Fred chutando a lixeira é reproduzido no tribunal e o capitão é absolvido pelo STJD


O atacante Fred foi absolvido nesta terça-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por 4 votos a 1. O jogador foi julgado por ter chutado uma lixeira após a derrota por 1 a 0 para o Sport, em partida válida pela 25ª do Campeonato Brasileiro. Ele foi flagrado nos bastidores da Arena Pernambuco.

O tricolor foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - conduta contrária à disciplina ou à ética - e poderia ser punido com suspensão de 1 a 6 jogos. A Procuradoria do STJD afirmou que analisará se vai ou não recorrer à decisão.

O advogado Mário Bittencourt, que também é vice-presidente de futebol do Flu, lembrou que o atleta é réu primário e defendeu o camisa 9 - que na ocasião voltava de um afastamento de 21 dias por conta de lesão - dizendo que "reações como essas são comuns". Logo depois, ele usou matérias jornalísticas para sustentar sua defesa e pediu a absolvição do atacante.

- É intempestivo. A área era uma área restrita. É como se tivesse feito no vestiário. Chutar uma lata de lixo não é uma conduta antidesportiva. O que o Fred fez foi causar um dano material - justificou.

O dano material citado, inclusive, foi ressarcido pelo Fluminense antes que a denúncia fosse feita. Isso também foi usado como argumento por Bittencourt. Ao fim do julgamento, ele falou com a imprensa sobre o que achou da decisão:

- Fiquei satisfeito. A gente entendeu que a denúncia teve excesso de rigor e os auditores também, por 4 votos a 1. Foi um desabafo dele. Achei exagero, mas não vou ficar jogando pedra na procuradoria. Entendo o objetivo, a questão do exemplo. Mas essa é uma atitude típica de jogador. Qualquer menino de 8 anos que joga futsal fica chateado, chuta uma cadeira, joga o tênis longe. Seria anormal se a gente, por exemplo, se recusasse a ressarcir a arena.



O auditor-relator, Nicolau Constantino, acompanhado de mais dois auditores e o presidente da Comissão, Wagner Nascimento, votaram pela absolvição. Só o auditor Márcio Torres votou por punição de uma partida. Como Fred já cumpriria a suspensão automática por ter 2 cartões amarelo, o voto foi convertido em advertência.

Com o resultado, Fred está liberado para atuar com o Fluminense. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Santos, no domingo, às 16h, na Vila Belmiro.

Fonte: Ge
Texto: João da Mata