Gramado do Maracanã receberá manutenção no início de outubro

O Maracanã programou para o dia 5 de outubro a troca de cerca de 200 metros quadrados do gramado. A grama está em período de transição e apresenta alguns pontos afetados devido à alta temperatura durante o inverno carioca e à sequência de partidas realizadas no estádio, que, além de receber os confrontos de Flamengo e Fluminense, também tem sido palco dos jogos do Vasco da Gama.

Maracanã terá manutenção no gramado (Foto:Divulgação)
O local mais afetado é o setor Norte, que recebe menor incidência de sol nesta época do ano. O Maracanã ficará nove dias sem jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, prazo importante para este trabalho de manutenção. O procedimento é semelhante ao realizado no ano passado.

- Preparamos o gramado para a chegada do inverno no início de junho, semeando 600 quilos de sementes tipo RyeGrass, que é resistente à temperaturas mais baixas, ideal para a estação do ano. A semeadura é feita sobre a grama bermuda celebration, que se adapta melhor ao calor, visando preparar o gramado para a estação seguinte - disse Fernando Cunha, gerente de infraestrutura do estádio, completando.

Veja também:
     > Copa do Brasil, diretoria presente e Urca: receita do Flu contra má fase

- A grama de inverno sairia naturalmente, dando lugar à espécie de verão sem afetar as condições do gramado. As altas temperaturas e a grande quantidade de partidas contribuíram para que as sementes não alcançassem o grau de crescimento desejado no período e com isso há a necessidade da troca pontual - avaliou Fernando.

O Maracanã já realizou 55 partidas em 2015, sendo 30 jogos do Campeonato Brasileiro, 14 a mais do que no segundo colocado, o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), que sediou 16 partidas. Como comparação, nos meses de agosto e setembro, o Camp Nou, do Barcelona (ESP), recebeu seis partidas, enquanto no mesmo período o Maracanã completará 23 jogos.

O Maracanã foi o estádio que mais sediou jogos desde o início do Campeonato Brasileiro, em maio deste ano, com 30 partidas no total. O Mineirão, em Belo Horizonte, recebeu 16 confrontos, seguido pela Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS), com 14. A Arena Corinthians e a Allianz Parque, na capital paulista, tiveram 13 partidas cada.

Fonte: L!
Texto: Radar/LancePress!
Foto: Divulgação