Em nova reunião, dirigentes veem avanço para retorno da Sul-Minas

Encontro ocorre na Cidade do Galo, em Belo Horizonte, e anfitrião considera que houve avanço. Representantes de Flamengo e Fluminense também participam.

Dirigentes se reuniram para discutir o retorno da Copa Sul Minas (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)
Representantes de 11 clubes estiveram reunidos no CT do Atlético-MG, nesta sexta-feira, em mais uma roda de conversa para avaliar a viabilidade do retorno da Copa Sul-Minas. Foi o quarto encontro entre os dirigentes para discutir a possibilidade da realização do torneio em 2016. Flamengo e Fluminense enviaram representantes em todos os encontros e têm interesse de participar do torneio. Uma nova reunião, desta vez no Rio de Janeiro, deve ocorrer no próximo dia 10 de setembro. 

Segundo o projeto, a competição teria oito datas para a disputa e seria realiza entre o final do Campeonato Brasileiro e o início dos estaduais. Os clubes participantes seriam divididos em duas chaves, definidas por sorteio. Os classificados se enfrentariam nas fases de mata-mata. A decisão do torneio seria realizada numa única partida, em local previamente definido antes do início da competição. A definição dos participantes deve ser pelo ranking da CBF. Com isso, entrariam Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Figueirense, Criciúma, Internacional e Grêmio.

A final também teria outros atrativos como show musical e outras atrações para estimular a presença de público no evento, seguindo molde de outras competições internacionais. Para viabilizar o torneio, os clubes pretendem arrecadar cerca de R$ 80 milhões, em comercialização de mídias estáticas nos estádios e ações de marketing. O projeto prevê a criação de um conselho administrativo, composto por integrantes remunerados, para gerir a competição. Oito representantes das equipes participantes também atuariam no modelo de gestão.

Entre os dirigentes que compareceram à reunião estavam Daniel Nepomueno, presidente do Atlético-MG, Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro; André Macias, vice-presidente do Coritiba e idealizador da volta da competição; Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR; Romildo Bozan, presidente Grêmio; Nilton Macedo Machado, presidente do Avaí; o presidente do Figueirense, Wilfredo Brillinger. Criciúma, Joinville, Internacional, Flamengo e Fluminense também enviaram representantes para o evento.

Anfitrião do encontro, Nepomuceno considerou produtivo o encontro, acreditando que mais um passo foi dado rumo à realização da competição.

- Foi uma reunião muito proveitosa. Entendo que houve um avanço. Outros encontros acontecerão com o objetivo de colocar em prática o desejo que temos na realização da Copa Sul-Minas, que entendo ser uma evolução do nosso calendário.

Fonte: Ge