CBF cria comissão para padronizar tamanho e qualidade dos gramados

A CBF pretende padronizar os tamanhos e a qualidade dos gramados dos estádios brasileiros. A intenção foi divulgada nesta terça-feira, em ofício publicado no portal da entidade. Em entrevista ao SporTV no último domingo, o técnico do Atlético-MG, Levir Culpi, revelou que fez tal pedido, mas não foi atendido. No entanto, segundo o documento da CBF, a sugestão está em implantação. Uma comissão foi criada para dar seguimento ao projeto, que deve ser iniciado em agosto. Segundo o ofício, a ideia foi lançada após a reunião entre os técnicos do Campeonato Brasileiro, antes do início do torneio, no dia 27 de abril. 

O documento cita que outras demandas feitas pelos treinadores no encontro já foram atendidas. Dentre elas, está a pré-súmula, que alerta os clubes sobre os jogadores que não podem entrar em campo. O sistema de verificação foi um pedido do então técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, que está hoje no Cruzeiro. Outra reivindicação que, segundo a CBF, foi atendida, foi sobre a preservação da área técnica dos treinadores, com a interferência da arbitragem somente em caso de violação das regras. 

De acordo com a CBF, o projeto de padronização dos gramados será realizado em sete etapas, das quais cinco já foram realizadas, incluindo a aprovação da Fifa. Um grupo, chamado Comissão Nacional de Inspeção de Estádio (CNIE), composta por engenheiros e agrônomos, foi criado. O primeiro encontro da CNIE será no próximo dia 15 de julho. A CBF não divulgou os nomes que compõem a comissão.

A sugestão de Levir Culpi foi para que os gramados no Brasil tenham o padrão da Fifa, de 105m x 68m. As medidas já são utilizadas nas arenas que foram sede na Copa do Mundo. No entanto, há estádios com tamanhos bem superiores, como o Serra Dourada, cujo gramado tem 110m 75m.

Como resultado da reunião do dia 27 de abril, o ofício também sugere a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp com os 20 técnicos do Brasileirão para troca de sugestões e ideias. Dos 17 treinadores que foram àquele encontro, oito já não estão mais no torneio: Hemerson Maria, Marquinhos Santos, Doriva, Hélio dos Anjos, Oswaldo de Oliveira, Milton Cruz - continua como auxiliar do São Paulo -, Ricardo Drubscky, Luiz Felipe Scolari. Outros dois trocaram de clube: Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo.

CBF quer padronizar tamanhos e qualidades dos gramados; sugestão de Levir Culpi é utilizar o padrão Fifa, de 105m x 68m, utilizado nos estádios que foram sedes de partidas da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Confira o ofício na íntegra:

Ofício DCO/GER-238/15

Prezados Senhores:

Diante do questionamento da Diretoria de Seleções quanto ao “follow- up” das sugestões dos treinadores no “1o Encontro de Técnicos da Série A” pertinentes à Diretoria de Competições, temos a informar que:

a) Foram dois os pleitos relacionados diretamente à Diretoria de Competições (DCO): uma ferramenta que auxiliasse os clubes na verificação de irregularidades de jogadores e um projeto que focasse em métricas e qualidade dos gramados em todo o país. Cumpre-nos lembrar que ambos os projetos já constavam para 2015 na apresentação da Diretoria de Competições realizada no evento.

1. Pré-súmula

A ferramenta de pré-súmula foi criada a partir do pleito do técnico Vanderlei Luxemburgo, então treinador do CR Flamengo, para que a CBF auxiliasse os clubes na verificação do “status” de cartões e penalidades oriundas do STJD; 

1. Em 23/06 foi implementada a ferramenta para todos os clubes da Série A, ou seja, em menos de dois meses do evento; lembramos que o evento com os treinadores ocorreu em 27/04;
2. A ferramenta ficará um período em homologação onde solicitamos que os clubes testem-na exaustivamente para que possamos aprimorá-la;
3. A DCO destinou um funcionário exclusivo para recebimento de feedbacks e ajustes da ferramenta. 


2. Gramados - Padronização de Métricas e Qualidade

O projeto era prioridade para o ano de 2015 e seu esboço já estava desenhado antes da reunião com os técnicos; 


Com a sugestão do técnico Levir Culpi, treinador do Clube Atlético Mineiro, aceleramos o processo que contou com as seguintes etapas: 


1. Finalização da formatação do Projeto em parceria com os responsáveis pela gestão do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 – REALIZADO; 

2. Envio do projeto para aprovação da FIFA - REALIZADO; 

3. Aprovação do projeto pela FIFA – REALIZADO; 

4. Envio dos valores via Fundo de Legado – REALIZADO; 

5. Constituição da Comissão Nacional de Inspeção de 
Estádio (CNIE) composta por Engenheiros e Agrônomos 
especialistas – REALIZADO; 

6. Primeira reunião da CNIE para pontapé inicial nos 
trabalhos da Comissão visando prioritariamente a implementação do projeto GRAMADOS e suas etapas – 15/07. 

7. Previsão de início do Projeto Gramados – segunda quinzena de agosto. 


b) Um pleito que foi direcionado à Comissão de Arbitragem (CA) e imediatamente atendido consistia em preservar a área técnica dos treinadores, permitindo à arbitragem intervir apenas na ocorrência de atos que violassem as regras; 


c) A marca da nova CBF, que tomou posse em 16/04 é se manter sempre aberta a sugestões. Sendo assim, para todos ficarem a par do andamento dos projetos e para sugestões diversas, sugiro a criação de um grupo do aplicativo Whatsapp de todos os técnicos da Série A e parte da Diretoria que lida com competições – Marketing, Registro, Competições e Seleções, na pessoa dos seus diretores.

Fonte: Ge