Patrimônio Cultural, Salão Nobre recebe manutenção e cuidados especiais

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o Salão Nobre passa por processo de revitalização. Palco de grandes bailes e diversas celebrações, a manutenção é necessária para conservar e ressaltar as belezas do espaço.

Marcos Carvalho, Gerente Administrativo, falou sobre as primeiras providências:

- Foi feita vistoria nas telhas do salão, que estavam danificadas até pelo próprio tempo, e ocasionavam infiltração, um problema grave. Elas foram identificadas e trocadas. Tudo isso precisa ser feito por partes, até para observar se haverá algum problema ou se é preciso algum retoque. Tem que ser tudo cuidadosamente realizado, principalmente por ser um prédio tombado, contou Marcos, que deu mais detalhes sobre o trabalho:

- As cortinas e o ar-condicionado passaram por limpeza especial. Não são mudanças simples. Esses aparelhos funcionam bem, mas necessitam de limpeza da maquinaria e dos filtros. O próprio vidro da escadaria precisou de uma procura criteriosa para ser substituído. Não podemos colocar qualquer tipo de material, principalmente por ser um local de grande circulação – explicou.

O clube ainda se prepara para começar a limpeza das calhas do telhado, já que a própria vegetação ocasiona o entupimento. Este tipo de limpeza precisa ser feita por empresas especializadas em trabalho em alturas, e com equipamentos específicos. Posteriormente, os vitrais do Salão Nobre receberão tratamento especial para conservar a pintura.

Comunicação Institucional FFC
Fonte: FFC