Ex-atletas visitam o clube e participam de bate-papo com os alunos do basquete


O basquete tricolor teve uma aula diferente nesta quinta-feira, 25. Com a presença de Duda, Fred, Xande e Cadu, ex-atletas do clube, os alunos começaram a treinar com os novos aros instalados na quadra lateral, puderam aprender mais sobre o esporte, além de conhecer a trajetória e experiência de jogadores que defenderam as cores do Fluminense.

Criado nas Laranjeiras, Duda (32), atualmente no Basquete Cearense, já integrou a seleção brasileira, passou por times como o Flamengo, Rio Claro, Londrina e Limeira, revela a felicidade de voltar ao clube:

- É sempre bom relembrar como tudo começou. Eu venho de uma família de basqueteiros e sempre estive numa quadra. Quando vim para o Fluminense eu era bem novo. Vivi aqui dos 8 aos 20 anos e jogo até hoje. Devo muito ao clube por ter realizado um sonho e desfruto dele. Sei o quanto é importante incentivar os alunos desde cedo – contou o jogador.

Além dele, Alexandre “Xande” Franklin (31), também chegou ainda criança, passou pelas categorias de base e considera o Tricolor fundamental para sua formação:

- Cheguei com 12 anos e joguei aqui até o juvenil. Diferente do Fred e do Duda, segui trabalhando no esporte, na área de marketing esportivo e o clube me ajudou também fora das quadras. Na minha época treinávamos até tarde. Ninguém queria ir embora para casa. Todo munto torce para que o Flu volte a ter times profissionais – revelou Xande, que considera a prática esportiva fundamental, principalmente para as crianças:

- O esporte dá muita disciplina. Eu era muito agitado e depois que comecei a jogar pude ver como me desenvolvi melhor. Carrego grandes amigos até hoje e escolhi continuar na área, ainda que não seja como jogador.

Nascido no Acre, Fred (35), jogou o último NBB em Brasília, atuou no Botafogo, Flamengo e Minas, mas conheceu o basquete quando chegou ao Rio de Janeiro e treinou muito nas quadras laterais:

- Joguei no Canto do Rio, mas minha base é toda no Fluminense. Eu tinha 14 anos. Cheguei em 95 e saí em 98. O basquete me deu tudo na vida, e o que aprendi aqui foi muito importante na minha formação e o clima sempre foi amigável, muito mais do que em outros clubes – analisou o jogador, que ainda elogiou a instalação dos novos aros:

- Posso dizer que facilita muito no aprendizado, melhora a técnica e o arremesso. Fica mais fácil colocar vários alunos treinando ao mesmo tempo e repetindo as jogadas.

As boas lembranças fazem parte da vida de Carlos Eduardo , conhecido como Cadu (36), que começou a treinar em 93 no time infantil e seguiu até o infanto juvenil:

- Ver novamente essa disponibilidade de aros me traz recordações muito boas. Como éramos muito pequenos, ter esse espaço para arremessar era importante. O esporte prepara para a vida e com o basquete não é diferente. Hoje em dia eu sou advogado e me deparo com uma série de disputas e desafios inerentes ao esporte, então posso dizer como isso me ajudou para enfrentar os desafios da vida. Sem falar no cheiro da sauna, que me faz lembrar ainda mais dos momentos que vivi aqui – contou o tricolor.

A iniciativa de reunir grandes nomes do esporte e ex-atletas do clube com os alunos partiu de Marcelo Bunte, coordenador de basquete do Fluminense:

- Estou no clube há 20 anos e pude conviver com todos que estão aqui hoje. O basquete sempre prezou pela boa convivência e as categorias se integravam. A recolocação dos aros é uma identidade do Fluminense, que ajuda muito na técnica. Quanto mais se treina, mais se melhora os resultados. Acho bom o contato com jogadores. O esporte é uma ferramenta muito boa e o Flu participa da formação de grandes atletas que contribuíram em times de todo o país – finalizou.

Comunicação Institucional FFC
Fonte: Site Oficial do Fluminense FC
Foto: Divulgação FFC