Corte absolve Deco de infração por doping e encerra caso

O ex-jogador de futebol brasileiro naturalizado português Deco foi absolvido de qualquer infração por doping, depois que novos exames confirmaram o erro da análise realizada por um laboratório do Rio de Janeiro, anunciou a Corte Arbitral do Esporte (TAS).

O meia, que anunciou a aposentadoria em 2013, apelou ao CAS no fim do ano passado contra a suspensão de um ano imposta pela justiça desportiva brasileira com base nos resultados dos exames realizados em um laboratório do Rio de Janeiro, o Ladetec.

Os exames, realizados em 30 de março do ano passado depois de uma partida do Fluminense pelo Campeonato Carioca, apresentaram resultado positivo para um diurético.

O ex-jogador alegou que o laboratório brasileiro chegou a perder o credenciamento da Agência Mundial Antidoping, o que colocava em dúvida a validade de seus resultados.

A Fifa realizou uma nova análise da mostra suspeita e o laboratório antidoping de Lausanne não detectou nenhuma substância considerada doping.

"Um exame profundo mostrou que os traços de hidrocloratiazida (um diurético) estão abaixo do limite de detecção do procedimento do exame inicial", explicou o diretor do laboratório de Lausanne, Martial Saugy. A CBF e a Fifa concordaram em retirar a suspensão do jogador, decisão ratificada pela CAS.

Fonte: Terra
Foto: Sergio Moraes / Reuters