Renato cita Zico e banca Fred como cobrador: ‘Se tiver pênalti, vai bater’

Falta na grande área e pênalti para o Fluminense. Na próxima oportunidade tricolor, Fred continuará como batedor principal do time. O técnico Renato Gaúcho disse nesta terça-feira que conversou com o camisa 9 sobre o tema e ficou definido que o capitão se mantém como responsável pelas cobranças. Depois do treino de reconhecimento do gramado do estádio Moarcyzão, em Macaé, local do jogo contra a Cabofriense nesta quarta, Renato defendeu a continuidade. 

- O Fred está feliz (com a convocação para o amistoso da seleção brasileira), já estava feliz. Fizemos pelo Fred tudo o que poderíamos ter feito. Ele está feliz, magrinho. Não é porque errou o pênalti que as coisas vão mudar. Zico também errou pênalti em Copa do Mundo e é o Zico. Só vai errar o pênalti quem for bater. Conversei com ele, deixei à vontade, ele disse que está com a cabeça boa. Então, se tiver pênalti, ele vai bater – assegurou.

Depois do rachão realizado em Macaé, Fred cobrou duas penalidades. Na primeira, mandou a bola por cima da trave, bem longe. Na segunda chance, conseguiu marcar gol ao bater no canto direito do goleiro. Rafael Sobis e Conca também treinaram pênaltis. 

Fred não faz gol de pênalti em jogos oficiais há quase um ano, mas desde que chegou ao Fluminense, em 2009, cobrou 29 penalidades e converteu 21 cobranças, aproveitamento de 72,4%. No entanto, o atacante tem convivido com um jejum pessoal, sobretudo depois da cobrança perdida na derrota para o Botafogo, no domingo, que ampliou a série para quatro. 


Contra o Boavista, pela oitava rodada da Taça Guanabara, Fred acertou a trave. As duas cobranças anteriores pararam nas mãos de goleiros no Brasileirão 2013: 1 a 1 com a Ponte Preta (4 de agosto) e 1 a 0 sobre Cruzeiro (31 de julho). Depois, em 31 de agosto, o jogador se machucou e ficou três meses em recuperação. Só voltou em 2014. A última bola na rede foi em 6 de março, pela Libertadores, no 1 a 1 com o Huachipato. 

Fluminense e Cabofriense jogam pela 11ª rodada do Carioca, às 22h (de Brasília). Com 22 pontos, o Tricolor é o vice-líder, três atrás do Flamengo. O time da Região dos Lagos também tem 22, em terceiro, mas perde no saldo de gols (9 a 5).

Fonte: Globo Esporte