Desgaste com torcida, economia e baixo rendimento afastam T. Neves do Flu


O meia Thiago Neves está perto de se despedir do Fluminense pela terceira vez na carreira. As sondagens de dois clubes do futebol árabe - Al Hilal e Al Shaab - agradaram e o time carioca está aberto às negociações. Além da questão econômica, o desgaste do camisa 10 com a torcida tricolor e o baixo rendimento em 2013 também contribuíram para que as tratativas não fossem vetadas pelo clube.

Thiago Neves foi contratado pelo Fluminense junto ao Al Hilal no início de 2012, por R$ 17 milhões, dos quais a patrocinadora Unimed bancou quase todo valor. Uma das parcelas da transferência ainda vencerá, e como é a própria equipe saudita que está interessada em contar novamente com o armador, o time das Laranjeiras e a cooperativa de saúde seriam liberados de pagar esse valor.

A parte financeira, porém, não é a única razão para a negociação, já que o Fluminense só terá direito a 20% do valor (a Unimed é dona de 80% dos direitos econômicos do atleta). As lesões seguidas fizeram com que o meia disputasse apenas 16 jogos dos 33 disputados pela equipe carioca no primeiro semestre. Menos da metade de presença, e com atuações abaixo do nível apresentado em 2012, quando foi líder de assistências do time na conquista do Brasileirão.

Os problemas extracampo também contribuíram na intenção de negociá-lo. Em janeiro, o armador tomou um remédio com corticoide para se recuperar de uma sinusite sem consultar o clube e foi cortado antes da vitória por 1 a 0 sobre o Caracas, na estreia do Fluminense na Libertadores. Na mesma competição, após a derrota por 3 a 0 para o Grêmio no Engenhão, reclamou que a torcida 'não ajudava o time'. Arrependido, divulgou comunicado pedindo desculpas aos tricolores pela declaração.

O momento do camisa 10 fez até com que o técnico Abel Braga demonstrasse pouco entusiasmo com uma possível evolução em campo. Após a derrota por 2 a 1 para o Coritiba, o treinador, que costuma blindar e defender seus atletas em atuações ruins, disse que tinha dúvidas sobre um rendimento superior do jogador nas partidas que o Fluminense teria pela frente.

"Não sei se ele vai estar melhor. Está tendo chance de entrar todo jogo. É uma pena, um jogador que a gente conta e nem sempre dá para entrar bem", comentou Abel Braga no início de junho.

ESPOSA DE THIAGO NEVES USA A INTERNET PARA REBATER CRÍTICAS AO MEIA

O posto do jogador, titular na temporada passada, tem sido ocupado por alguns jogadores. Rhayner, Rafael Sobis e Wellington Nem já atuaram abertos pelo lado esquerdo do ataque tricolor. No meio, Wagner é o armador, posição que o camisa 10 também desempenhou em algumas oportunidades. O diretor executivo Rodrigo Caetano diz que não existe nada de concreto e confirma apenas sondagens. Além disso, também afirma que uma eventual venda não terá relação com a fase do camisa 10.

"O Thiago Neves foi muito importante nos títulos que conquistamos recentemente. Não podemos esquecer isso. E se no futuro alguma proposta se tornar concreta e ele deixar o Fluminense, não terá sido negociado por momento bom ou ruim, mas pelo próprio mercado, que é quem determina os interesses", disse o dirigente ao UOL Esporte.

Somando as três passagens que teve pelo Fluminense, Thiago Neves disputou 174 jogos e marcou 50 gols. Na última segunda-feira, usou o Twitter para se defender de boatos de que havia disputado uma pelada na praia de Copacabana. O clube carioca também declarou que o armador apenas deu pontapé inicial em um evento beneficente e não atuou, já que ainda se recupera de lesão na panturrilha esquerda.

Fonte: UOL