CBF ouve clubes e acaba com clássicos na última rodada do Brasileirão

Durou por dois anos a medida da CBF de agendar para a última rodada do Campeonato Brasileiro alguns dos principais clássicos do país. Em reunião nesta segunda-feira na sede da entidade, alguns clubes pediram pelo fim da prática alegando que agremiações de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo saem prejudicados pois não podem realizar dois clássicos no mesmo dia e horário por questões de segurança.

Entre os 20 clubes da Série A, 11 votaram pela mudança. “Os clubes concordaram. Foi uma manifestação democrática da CBF”, disse o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, ao site do jornal Estado de S. Paulo.

A medida de colocar os principais clássicos regionais nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro foi implantada na edição de 2011 do torneio, um ano depois da partida entre Palmeiras e Fluminense, na penúltima rodada. O time carioca disputava ponto a ponto com o Corinthians e o Cruzeiro pelo título daquele ano.

Em Barueri, já sem planos no campeonato, o Palmeiras recebeu o Fluminense e segundo os corintianos não se esforçou para bater o rival. A própria torcida do Palmeiras se uniu à do Fluminense para pedir que os jogadores do time paulista "entregassem" a partida.

Em 2011, para evitar situação similar, a CBF colocou alguns clássicos para o final do torneio. Naquele ano, Corinthians e Vasco chegaram à última rodada com chances de título e tiveram de enfrentar Palmeiras e Flamengo, respectivamente. Com rivais históricos como oponentes, nenhum dos pleiteantes ao título tiveram vida fácil. O Corinthians acabou campeão após empate em 0 a 0. Já o Vasco não foi além do 1 a 1 com o Flamengo.

Em 2012, com o Fluminense campeão antes da última rodada, os clássicos no final do Brasileirão não tiveram o mesmo valor valor prático do ano anterior.

Fonte: IG

Postar um comentário

0 Comentários