Conmebol oficializa "pausa" da Libertadores durante as Confederações

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou em seu site oficial o calendário preliminar da Copa Libertadores de América de 2013. A competição terá início na semana do 23 de janeiro, com as partidas da fase preliminar, e se encerra seis meses depois, em 24 de julho - depois de uma pausa de um mês e meio no mês de junho, em decorrência da Copa das Confederações em solo brasileiro.
O recesso da Libertadores se dará entre as fases de quartas e semifinal. A definição dos quatro finalistas do torneio continental sairá na semana de 22 de maio. Já o confronto de ida das semis está agendado apenas para o início de julho, quase um mês e meio depois. O período de "pausa" do torneio continental é justificável: a Copa das Confederações.


Calendário preliminar da Libertadores foi divulgado dias depois do sorteio dos grupos da competição Foto: Reuters

O Brasil organizará as Confederações entre os dias 15 e 30 de junho. No entanto, poucas equipes participantes da Libertadores deverão perder atletas para o torneio entre nações um ano antes da Copa do Mundo, uma vez que apenas Brasil e Uruguai serão os representantes sul-americanos do torneio. 
De acordo com a Conmebol, a fase de grupos durará aproximadamente dois meses, entre 6 de fevereiro a 17 de abril. As oitavas de final começarão uma semana depois e se encerrarão em 8 de maio. A ida das quartas de final está agendada para a semana seguinte. 
Confira abaixo as datas preliminares da Libertadores de 2013:
Pré-Libertadores: 23 e 30 de janeiro
Fase de grupos: 6, 13, 20 e 27 de fevereiro; 6 e 13 de março; 3, 10 e 17 de abril
Oitavas de final: 24 de abril, 1 e 8 de maio
Quartas de final: 15 e 22 de maio
Semifinais: 3 e 10 de julho
Finais: 17 e 24 de julho



Fonte: Terra