Com ajuda da torcida, Laranjeiras ganha busto de Nelson Rodrigues


A diretoria do Fluminense inaugurou nesta quarta-feira, nas Laranjeiras, o busto do dramaturgo, jornalista, escritor e ilustre tricolor Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos em 2012 se fosse vivo. A homenagem fica localizada à esquerda da entrada social do clube, próxima ao busto do goleiro Castilho, e foi totalmente financiada pelos tricolores com a compra de 300 exemplares do livro "Guerreiros desde 1902 - 110 jogos inesquecíveis". O evento contou ainda com a presença do presidente Peter Siemsen, do ex-jogador Samarone e de parentes do homenageado, como Nelson Rodrigues Filho, Mário Neto e Mário Vitor Rodrigues, respectivamente filho, sobrinho e neto de Nelson.
Busto Nelson Rodrigues Fluminense (Foto: Edgard Maciel / Globoesporte.com)Nelson Rodrigues Filho ao lado do busto do pai nas Laranjeiras (Foto: Edgard Sá / Globoesporte.com)
- É uma grande emoção estar aqui podendo participar dessa inauguração. Já se disse muito sobre o nosso poeta, nosso dramaturgo, nosso torcedor que representa muito o Fluminense. Ele criou uma imagem da torcida do Flu. A maneira como Nelson Rodrigues escrevia seus textos sobre jogos épicos dá até inveja de não ter vivido aquele momento. É o que sinto quando leio os livros e vejo os documentários. A relação histórica está hoje na eternidade. Fluminense e Nelson são quase uma coisa só. Agradeço a família pela presença. É uma justa homenagem ao centenário desse maravilhoso torcedor do Fluminense que nos honra demais. A torcida está muito orgulhosa de ter financiado esse busto - disse Peter Siemsen, fazendo ainda uma associação entre os 100 anos do dramaturgo e o vitorioso ano do clube.
- Queríamos fechar o ano do Nelson com uma homenagem, mesmo que pequena perto de tudo o que ele representa para o clube. E não tenho dúvidas que não só ele como os grandes tricolores estão olhando para o Fluminense nesse momento importante de sua história. Nelson está liderando esses torcedores na eternidade. Na hora que a bola bateu na trave, na hora que fizemos aquele gol espírita, eles estavam lá.
Logo após as palavras do presidente tricolor, a bandeira tricolor que cobria o busto foi retirada sob aplausos dos presentes. Eternizado nas Laranjeiras, a escultura de Nelson Rodrigues logo ganhou uma faixa de tetracampeão brasileiro.
- É um grande final para esse ano do centenário do Nelson. A torcida do Flu, que como diz o velho, é a mais doce, mais iluminada torcida do Brasil e do mundo, rendeu essa homenagem, que soma-se a diversas outras manifestações sobre peças, filmes, debates, livros... Mas essa cala fundo no coração. Logo que eu soube fiquei satisfeito. A emoção que eu estou sentindo agora demonstra isso. Ainda mais partindo da torcida tem um significado muito especial. É o lugar ideal para o busto do velho. O Fluminense é aquele que nasceu com a vocação da eternidade. Tudo pode passar, mas o Fluminense não passará jamais. Nas Laranjeiras não se dá dois passos sem tropeçar em glórias. E agora, mais do que nunca, não se dá dois passos sem tropeçar em Nelson - disse Nelson Rodrigues Filho, citando famosas frases do pai.
Abaixo do busto, o seguinte texto:
Nelson Rodrigues
Dramaturgo, jornalista e escritor
(Recife, 23/08/1912 - Rio de Janeiro, 21/12/1980)
O Profeta Tricolor é trofeu que só o Fluminense tem. O equivalente seria algum clube do planeta ter como torcedor Shakespeare ou Dostoiévski. Entre peladas e partidas antológicas, somente ele conseguiu imortalizar em crônicas jogadores que fizeram do Fluminense o time mais mítico de todos. Os anos passam e, ao lermos e relermos seus textos, a impressão que se tem é que, mesmo depois de morto, ele continua escrevendo cada vez melhor.
Homenagem do Fluminense Football Club ao centenário de Nelson Rodrigues
Este busto foi viabilizado pela torcida tricolor com a compra de exemplares do livro Guerreiros desde 1902 - 110 jogos inesquecíveis.
Rio de Janeiro - Dezembro de 2012
Busto Nelson Rodrigues Fluminense (Foto: Edgard Maciel / Globoesporte.com)Peter e familiares de Nelson descerram o busto nas Laranjeiras (Foto: Edgard Sá / Globoesporte.com)



Fonte: GE

Postar um comentário

0 Comentários