Flu vence Corinthians por 2 a 0 e está com a mão na taça do Mundial de 1952

O Fluminense deu um grande passo para se tornar campeão mundial de clubes de 1952. Jogando com segurança e aproveitando bem as oportunidades criadas no ataque, o time derrotou o Corinthians por 2 a 0, no Maracanã, na primeira partida da decisão da Copa Rio. Os gols tricolores foram marcados por Orlando e Marinho, um em cada tempo.

O próximo confronto entre as duas equipes será no dia 2 de agosto, também no Maracanã. O empate garante o título para o Fluminense.

O jogo

O Corinthians, atual campeão paulista, começou melhor, tocando bem a bola e buscando o ataque. Aos poucos, porém, o campeão carioca equilibrou o jogo e passou a pressionar. Aos 19 minutos, Didi chutou colocado, de fora da área, e o goleiro Gilmar fez uma grande defesa.

A pressão tricolor deu resultado. Aos 23 minutos, Quincas cobrou falta para a área e Orlando cabeceou para abrir o placar no Maracanã. Com a vantagem, o Fluminense passou a trabalhar melhor as jogadas e dominou o Corinthians até o fim do primeiro tempo.

A segunda etapa começou mais disputada. O Corinthians voltou melhor e o jogo ficou equilibrado. Logo no começo, Orlando rolou para Quincas, que entrou na área, chutou forte e Gilmar evitou o gol. A resposta corintiana veio com Carbone, que recebeu passe de Mário e chutou para uma grande defesa de Castilho.

Aos 26 minutos, o Fluminense ampliou. Didi tocou para Jair Santana pela direita. O meia avançou e cruzou para a área. Marinho matou a bola no peito, passou por Homero e chutou sem chances de defesa para Gilmar. Um golaço!

Com a vantagem, o time tricolor passou a tocar a bola, esperando o tempo passar. O recuo, porém, quase custou caro. No fim da partida, Jackson puxou contra-ataque e tocou para Colombo. O atacante entrou na área, chutou forte e Castilho salvou o Fluminense, garantindo a vitória por 2 a 0.


FICHA TÉCNICA

Fluminense 2 x 0 Corinthians

30/7/1952

Local: Maracanã

Árbitro: Joaquim Fernandes Campos (POR)

Renda: Cr$ 770.590,90

Público: 27.094

Gols: Orlando 23′/1ºT, Marinho 27′/2ºT

Fluminense: Castilho, Píndaro, Pinheiro; Jair Santana, Édson, Bigode; Telê (Róbson), Didi, Marinho (Simões), Orlando e Quincas. Técnico: Zezé Moreira

Corinthians: Gilmar, Homero, Olavo; Idário, Sula, Julião; Cláudio, Luizinho, Carbone, Gatão (Jackson) e Mário (Colombo). Técnico: Rato


O site oficial do Fluminense Football Club está publicando uma série de textos contando a epopeia do título mundial de 1952, com a conquista da Copa Rio. A cada data das partidas da época, o site publicará uma crônica contando como foi o jogo, para que o torcedor possa acompanhar e recordar aquele título. Os textos têm como base o relato de jornais. As imagens que ilustram são reproduções das que foram publicadas em revistas e jornais da época.


Texto: Leonardo Zanelli (Assessoria de Imprensa – FFC)
Fonte: F.F.C.
Foto da capa: Reprodução do jornal Diário Popular

Postar um comentário

0 Comentários