Botafogo vence e fará final com o Fluminense


                Alvinegros e tricolores mais antigos não se esquecem. Na última final entre Fluminense e Botafogo, a 27 de junho de 1971, alegrias tricolores e queixas do lado alvinegro. Aos 43 do segundo tempo, Lula, ponta do Fluminense, marcou o gol do título: 1 a 0.
A polêmica que dura até hoje, de parte do Botafogo, se deve à acusação de que o lateral tricolor Marco Antônio fez falta no goleiro alvinegro, Ubirajara Motta. O Botafogo tinha sido bi carioca em 1967 e 1968 e campeão da Taça Brasil, igualmente em 1968. Carlos Alberto Torres, Brito, Paulo César Lima e Jairzinho - que não jogara a final devido à fratura na perna direita - tinham sido tricampeões pela seleção brasileira em 1970.
Tropeços na reta final
Era a chamada Selefogo. Tamanho era o favoritismo, que Paulo César Lima havia posado com faixa de campeão para a "Placar" de 30 de abril. A quatro rodadas do fim, o Botafogo tinha quatro pontos de vantagem sobre o tricolor, mas empatou com Bonsucesso e América e perdeu para o Flamengo. Com isso, a diferença caiu para apenas um. Perante 142.339 pagantes, no Maracanã, o Botafogo dependia de um empate - a competição era por pontos corridos -, e ao Fluminense só interessava a vitória. Aos 43 minutos do segundo tempo, o lateral tricolor Oliveira fez um cruzamento para a área, e o goleiro Ubirajara Motta, campeão carioca pelo Bangu em 1966 e que estava no alvinegro desde 1970, subiu para fazer a defesa.
- Marco Antônio me empurrou pelas costas, e caí. A bola sobrou para o Lula. E um atacante deles fez falta no Brito - conta Ubirajara Motta, aos 76 anos. - Numa reportagem de TV, Marco Antônio disse que tinha encostado em mim, mas que quem marca falta é o juiz.
Ainda de acordo com Ubirajara Motta, a equipe perdeu o título na reta final, exatamente pela lesão com Jairzinho.
- O time sofreu muito com a ausência dele. Empatou dois jogos e perdeu um (antes da final) - disse. - Depois do jogo, nós 11 íamos pegar o Marçal, mas os jogadores do Fluminense avisaram a ele, que encerrou o jogo na direção do túnel do árbitro e fugiu...
A respeito da final, ele vê muito equilíbrio entre o os dois times:
- O Botafogo está forte, com moral e pode ser campeão. Pode ser para um ou para o outro. O Fluminense vai ganhar se o juiz estiver com a camisa tricolor por baixo, como o Marçal...
Fluminense: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Silveira e Didi (Flávio); Wilton (Cafuringa), Cláudio, Ivair e Lula. Botafogo: Ubirajara Motta, Carlos Alberto Torres (Mura), Brito, Osmar e Paulo Henrique; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha (Paraguaio), Nilson, Careca e Paulo César Lima.
Fonte: Yahoo

Postar um comentário

0 Comentários