Fugindo de favoritismo, Vasco e Flu decidem Taça Guanabara neste domingo


O primeiro campeão do ano na Cidade Maravilhosa será conhecido neste domingo, quando Vasco e Fluminense decidem, a partir das 16 horas (de Brasília), o título da Taça Guanabara, no Estádio do Engenhão. O vencedor do confronto garante vaga na decisão do Estadual.

O Cruzmaltino chega credenciado por uma campanha com 100% de aproveitamento, tendo vencido os oito jogos que disputou, incluindo os 2 a 1 diante do Flamengo nas semifinais. Já o Tricolor não foi tão brilhante, mas cresceu ao despachar o Botafogo na última quinta-feira, nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal.

A diferença entre as duas equipes ao longo da temporada é reconhecida pelos dois lados, mas minimizada em um momento de decisão, como no próximo domingo. O primeiro a afastar o peso do favoritismo é o Vasco.

"Agora estamos diante de um jogo novo, que zera tudo aquilo que foi realizado pelas duas equipes ao longo do Campeonato Carioca. São mais noventa minutos de um clássico em que tudo pode acontecer. Respeitamos muito o Fluminense, que conta com jogadores capazes de decidir, portanto, não podemos acreditar que vamos vencer apenas por conta de nossa campanha", disse o técnico Cristóvão Borges.

Abel Braga, comandante do Tricolor, concorda com o colega vascaíno. Mesmo enchendo a bola do adversário deste domingo, o treinador do Fluminense demonstra confiança.

"O Vasco é o melhor time do Rio de Janeiro hoje. É por isso que eles estão cem por cento de aproveitamento na competição. Não significa que eles vão ganhar o jogo, isso não tem nada a ver.

Eles não foram muito felizes na Libertadores, mas a equipe tem um conjunto muito bom e a mudança de peças vem surtindo efeito. É um jogo difícil, mas nós vencemos o confronto diante do Botafogo que também era. No próximo, pode ser que a gente ganhe também. Vamos jogar da mesma maneira, sem grandes preocupações, para frente", disse Abel Braga.

Os jogadores do Fluminense, assim como seu comandante, esperam um jogo equilibrado. "O Vasco é muito forte, mas o Fluminense também vem em uma crescente na temporada e a nossa expectativa é a de um confronto muito equilibrado. Sabemos que qualquer uma das equipes pode ficar com a taça e a vontade pode acabar fazendo toda a diferença", disse o lateral esquerdo Carlinhos.

Cientes desta dificuldade que espera as duas equipes, dentro das quatro linhas no domingo, os jogadores vascaínos esperam contar com uma arma que acreditam ser capaz de desequilibrar o duelo: a força da torcida.

"Acredito que a partida diante do Fluminense será muito equilibrada e decidida apenas na base dos detalhes, como é comum nos clássicos, ainda mais quando um título está em jogo. Nesse tipo de situação é muito importante contarmos com todas as armas que temos a nossa disposição e com certeza o carinho de nossa torcida é uma delas", disse o zagueiro Dedé.

Para este confronto, como de costume, os treinadores das duas equipes decidiram não antecipar a escalação que pretendem mandar a campo. Nenhum dos finalistas encontra problemas de suspensão, o que pode significar a repetição do esquema e da escalação usados nas semifinais. A confirmação, porém, deverá sair apenas minutos antes do duelo.

Vasco e Fluminense já se enfrentaram uma vez esse ano, na fase de classificação, e o Vasco ganhou de virada, por 2 a 1. Naquela ocasião, o atacante Alecsandro marcou os dois gols vascaínos, depois de Thiago Neves ter aberto o marcador para os tricolores. Caso o duelo deste domingo termine empatado no tempo regulamentar, o campeão sairá nas cobranças de pênaltis.
Torneiro Edson Silva: Um pouco antes da final da Taça Guanabara, às 13 horas (de Brasília), também no Engenhão, Friburguense e Nova Iguaçu se enfrentam na decisão do Torneio Edilson Silva, uma espécie de prêmio de consolação para as equipes que ficaram de fora das semifinais do primeiro turno.

O representante de Nova Friburgo garantiu vaga neste duelo por ter derrotado o Resende por 1 a 0 na última quinta-feira, mesma data em que o Nova Iguaçu superou a equipe do Boavista pelo placar de 3 a 1. O Torneio Edilson Silva é promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e garante ao ganhador apenas um trofeu e uma premiação em dinheiro.

FICHA TÉCNICA

VASCO X FLUMINENSE

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de fevereiro de 2012 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Joia (RJ) x Rodrigo Correa (RJ)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Diego Souza e Juninho Pernambucano; Wiliam Barbio e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred
Técnico: Abel Braga

Fonte: Super Esportes

Postar um comentário

0 Comentários