Maurício Sampaio, presidente da torcida Flu-Chile, fala do seu amor pelo Tricolor


Quando Fred marcou de cabeça, aos 15 minutos do 2º tempo, o gol da classificação do Fluminense, na vitória por 1 a 0 diante da Universidad do Chile, aconteceu algo além das quatro linhas. Naquela partida, pelas quartas de final da Copa Sulamericana de 2009, nascia a Flu-Chile, torcida organizada por Maurício Sampaio, brasileiro que vive há 15 anos no país andino.

Dono de um restaurante em Santiago, capital chilena, Maurício teve o primeiro pensamento, no sentido de criar a Flu-Chile, há seis anos, quando assistiu à derrota do Fluminense para o Universidad Católica, com dois gols de Conca.

– Naquela eliminação, com gols do nosso Conca, que ainda jogava pelo Católica, saí do estádio com a ideia na cabeça. Em 2008, durante a Libertadores, a decisão já estava tomada, mas queria fundar a torcida em um jogo do Flu no Chile. E isso acabou acontecendo naquele jogo de 2009, contra La U – lembrou Sampaio, de 40 anos.

Maurício visitou as Laranjeiras pela primeira vez nesta sexta-feira (26), três anos após a fundação da Flu-Chile. Trouxe na bagagem a faixa que ostenta nos estádios. Ele aproveitou para acompanhar o treino do time, na preparação para enfrentar o Botafogo no Clássico Vovô.

– Venho ao Brasil a cada cinco anos e amanhã (27) estaremos no Engenhão. O último jogo do Flu que vi, aqui no Brasil, foi o da barrigada histórica do Renato Gaúcho, em 1995 – disse o brasileiro, que, pelos anos de Chile, já fala sua língua nativa como um “portunhol”.

Flu em campo? Dia de trabalho!!!

A Flu-Chile tem 68 integrantes, sendo sete brasileiros. Quando o jogo do Fluminense é transmitido para o exterior, eles encaram como “dia de trabalho”. Todos se reúnem para torcer juntos, no restaurante de Maurício. Em partidas de times brasileiros no Chile, a torcida tricolor chilena também comparece para dar uma força.

– Vamos aos jogos de times brasileiros, mas sempre com a camisa do Fluminense. Só não vamos torcer para os nossos rivais de jeito nenhum – ressaltou Maurício, referindo-se aos outros clube do Rio de Janeiro.

Maurício é um tricolor em toda terra, mostrando que o amor ao Fluminense não tem fronteiras. Ele garantiu, nesta segunda-feira (29), voltará às Laranjeiras, antes de retornar ao Chile.

– Vou passar na FluBoutique. Quero levar de recordação a camisa oficial assinada pelos jogadores e colocar em um quadro – comemorou.

Fonte: Site Oficial do Fluminense

Postar um comentário

0 Comentários