Botafogo vira contra o Fluminense e chega ao terceiro lugar no Brasileirão


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) – Em jogo de grande movimentação e de fortes emoções, Botafogo venceu o Fluminense de virada por 2 a 1 no Estádio João Havelange diante de pouco mais de vinte e dois mil torcedores.

Fred abriu o placar aos 10 minutos do segundo tempo para a equipe tricolor, mas Elkeson um minuto depois e Lucas viraram para o time de General Severiano que com a vitória alcançou os 34 pontos, chegando à terceira posição, firmando-se no pelotão da frente do campeonato brasileiro.

Fluminense fica nos 25 pontos e com grandes interrogantes de cara ao segundo turno. Sem vencer um clássico em 2011, e com a suposta proposta do futebol turco pelo capitão Fred que pode deixar a equipe, o comandante Abel Braga precisa encontrar, além do time titular, um padrão de jogo que não só utilize a bola aérea como recurso para criar jogadas de perigo.

O JOGO

Fluminense arrancou a partida comandando as ações, com seus jogadores ocupando espaços no campo adversário. Mas enquanto o tricolor ameaçava o ataque com muita gente, o Botafogo aproveitava o erro do passe na intermediária para contra-atacar com velocidade. Assim, Gum primeiro e Fred depois fizeram falta sem bola por trás para tentar cortar o avanço alvinegro. Na cobrança de uma dessas faltas por Elkeson, Diego Cavalieri foi obrigado a fazer boa defesa aos sete minutos.

O Botafogo equilibrou a partida até pouco mais da metade da primeira etapa tomou conta do jogo. Aos 14 minutos, em mais uma má saída de bola do Fluminense, Maicosuel nas costas de Mariano fez fila na zaga tricolor e Abreu chutou para fora em ótima posição.

E um minuto depois, pelo outro lado do campo, Lucas tocou para Elkeson que chutou cruzado sem que o Loco conseguisse completar para o fundo do gol. O meio de campo do Fluminense estava perdido e não tinha precisão para construir jogadas de ataque.

Fluminense só ameaçava esporadicamente quando seus laterais conseguiam descer. Mas quando a bola procurava o Fred, de baixo rendimento em campo, o camisa 9 perdia as divididas com os zagueiros botafoguenses entregando o contra-ataque.

Com meia hora de jogo, o argentino Lanzini finalizou mal após boa jogada do Diogo. E foi o momento em que o Fluminense começou a dar sinais de melhoras. Fred, levou cartão amarelo após acertar uma cotovelada em Fábio Ferreira que saiu com sangramento e deixou o Botafogo com dez jogadores para trocar a camisa.

Com um homem a mais, Fluminense teve sua melhor chance de gol em assistência de Lanzini que Fred não conseguiu dominar a bola na frente do goleiro Jefferson. Precisamente dos pés do argentino saíam as melhores jogadas da equipe tricolor que, nessa altura da partida, tinha ajustado um pouco a marcação e, pelo alto, começou a inquietar a defesa do Botafogo. Numa dessas jogadas Diogo pegou o rebote e chutou para fora desde ótima posição aos 39 minutos do primeiro tempo.

O segundo tempo começou com muita dinâmica e pouca precisão de ambos times. O jogo ia de intermediária a intermediária sem conseguir, nem Lanzini nem Elkeson, achar seus atacantes.

Só que em dois minutos o jogo pegou fogo. Primeiro com a bola aérea, a jogada do Fluminense que, em saída do escanteio cobrado por Souza, Fred subiu mais que todos e cabeceou para abrir o placar aos 10 minutos.

Mas não a torcida tricolor não teve tempo de comemorar porque Elkeson, um minuto mais tarde, fez grande jogada e definiu ainda melhor na frente de Diego Cavalieiri para empatar a partida.

O jogo estava quente e as duas equipes iam na busca da vitória. Ataque do Fluminense, contra-ataque do Botafogo. Justamente na saída de outro escanteio que Jefferson pegou, deu para Loco Abreu que percorreu de área a área com a bola e soltou para Lucas que bateu cruzado para colocar o time de General Severiano na frente no placar com 18 minutos.

O Fluminense foi atrás do prejuízo. Abel Braga tirou o volante Diogo dando oportunidade ao argentino Martinuccio, recuando um pouco mais o Souza. Por sua vez, Caio Júnior lançou a campo Felipe Menezes no lugar do atacante Herrera para tentar cadenciar mais a bola.

A pressa pelo empate fazia que seus jogadores errassem passes e em uma dessas saídas erradas Elkeson quase marca com chute de fora da área aos 28 minutos.

Fluminense era pura impotência, com Ciro pelo Souza só acumulava atacantes e a bola não passava pelo Lanzini, único jogador que podia elaborar jogadas de ataque. Era só bola no alto para Rafael Moura e Fred, a maioria das vezes sem utilizar bem os lados de campo.

Botafogo inquietava nos contra-ataques. Maicosuel teve sua chance em cabeçada que saiu acima do gol. Elkeson e Cidinho também tiveram chances, mas não finalizaram bem as jogadas.

Em fim, a vitória foi para a equipe mais entrosada, aquela que jogou com a bola no chão e que teve Elkeson e Renato, os melhores jogadores da partida que deram rumo certo à saída de bola, e Loco Abreu que não fez o seu mas foi ótimo garçom para garantir a vitória alvinegra.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1X2 BOTAFOGO
LOCAL: Estádio João Havelange (Engenhão)
DATA: 27/08/2011
HORÁRIO: 18,30h (Brasília)
ÁRBITRO: Felipe Gomes da Silva (RJ) com Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Ediney Mascarenhas (RJ)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Márcio Rosário, Gum e Carlinhos; Diogo (Martinuccio), Edinho, Souza (Ciro) e Lanzini; Fred e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos (Gustavo), Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Cidinho) e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior

CARTÕES AMARELOS: Márcio Rosário, Fred, Rafael Moura, Edinho

GOLS: ST 10’ Fred, 11’ Elkeson, 18’ Lucas

Fonte: O Repórter


Postar um comentário

0 Comentários