Reanimados na temporada, Fluminense e Vasco fazem clássico no Engenhão



Fluminense e Vasco têm em comum péssimos começos de temporada. Mas os dois conseguiram renovar os ânimos nos seus últimos jogos e fazem, neste domingo, o clássico da rodada da Taça Rio, às 18h30, no Engenhão. Quem vencer terá tudo para embalar de vez no ano.

O Flu já era dado como fora da Libertadores, mas conseguiu um virada heroica contra o América-MEX, na última quarta-feira, e ganhou uma sobrevida na competição. Isso sem falar no processo de recuperação após a saída repentina de Muricy Ramalho, que foi “homenageado” pela torcida tricolor com cânticos impublicáveis.

Já o Vasco, que deu vexame na Taça Guanabara, vem em franca evolução depois do reforço de Diego Souza e a volta do bom futebol de Felipe. Para ajudar a boa fase, o time venceu o último clássico contra o Botafogo com autoridade, dando sinais de que a equipe de Ricardo Gomes começa a dar sinais de vida.

Pelo lado do Flu, o técnico interino Enderson Moreira ainda não sabe se contará com Mariano. O lateral-direito, que saiu do jogo contra o América sentindo dores para dar lugar a Deco, é dúvida para o clássico. Se não tiver condições de atuar, o meia Souza é nome bem cotado para herdar a vaga.

Já Deco, herói de quarta-feira, deve ganhar uma chance entre os titulares. Além do gol marcado contra o América, o meia ajudou na organização do time no segundo tempo da partida da Libertadores. A boa impressão deixada deve valer um lugar entre os titulares ao lado de Conca no jogo contra o Vasco – justamente o adversário do Flu na estreia do luso-brasileiro com a camisa tricolor, no empate por 2 a 2 no Brasileirão do ano passado. Deco, porém, pode não ter condições de atuar nos 90 minutos.

“Sempre me preparo para os jogos da mesma forma. É um jogo especial, um clássico, com toda a rivalidade que o envolve. Mas minha preparação segue independente do adversário. O Vasco tem atletas de excelente qualidade, vive um bom momento e tem peças que tentaremos anular. Vamos buscar o resultado, a vitória num clássico tem aspecto importante no nível psicológico”, analisou o técnico.

Com sete pontos em quatro jogos, o Fluminense é o terceiro colocado do Grupo B da Taça Rio. Fora da zona de classificação para as semifinais, o time precisa da vitória para conseguir um lugar na próxima fase.

Desfalques nas laterais do Vasco

No Vasco, Ricardo Gomes também tem problemas na lateral – nas duas. Tanto Ramon, pelo lado esquerdo, quanto Fágner, lateral-direito, estão fora da partida.

Ramon foi suspenso por três jogos pela expulsão no jogo contra o Macaé. O Vasco conseguiu um efeito suspensivo, mas dores na coxa esquerda tiraram qualquer chance de contar com o lateral-esquerdo no clássico. Márcio Careca deve ficar com a vaga. Já Fágner levou uma pancada no treino de quarta-feira e sofreu um estiramento no joelho direito. A previsão é que ele fique fora entre 10 e 15 dias. Com isso, o meia Allan deve ser improvisado, mais uma vez, na posição.

A boa notícia na Colina é que o zagueiro Anderson Martins foi condenado a uma partida de suspensão pela expulsão contra o Duque de Caxias. Com a pena já cumprida, não corre o risco de voltar a desfalcar o time.

No ataque, Alecsandro pode fazer sua estreia. Mas Gomes ainda não decidiu. Caso o jogador seja escalado, Bernardo, que vem se tornando o novo xodó da torcida, pode voltar para a reserva.

“Para um clássico quero o entusiasmo, independente dos resultados anteriores. O jogador tem de estar entusiasmado porque os clássicos regionais tem vida antes e depois do jogo. Esse, por exemplo, vai durar pelo menos uma semana”, disse o técnico. Gomes.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE
Ricardo Berna; Souza (Mariano), Gum, Digão e Júlio César; Valencia, Diguinho, Deco (Souza) e Conca; Emerson e Fred. Técnico: Enderson Moreira

VASCO
Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Bernardo; Diego Souza e Eder Luis. Técnico: Ricardo Gomes

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 27/3/2011 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ). Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ).
Fonte: Eband