Com os ânimos renovados, Flu e Vasco fazem clássico no Engenhão

Equipes chegam para a partida deste domingo depois de boas vitórias.
Fluminense e Vasco têm encontro marcado neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Depois de os dois clubes terem vencidos seus últimos jogos, o clássico ganhou em expectativa para as torcidas. Pela Libertadores, o Tricolor venceu o América-MEX de virada, deu uma amenizada na crise, e melhorou a relação com seus torcedores. Os cruz-maltinos, em ascensão na competição, venceram o Botafogo com boa exibição do estreante Diego Souza.
Como a Taça Rio está bastante equilibrada, o duelo ganhou ainda mais importância. Se não vencer, o Vasco pode deixar a zona de classificação. O Flu, que neste momento estaria fora da disputa semifinal, precisa de um resultado positivo para não perder os rivais de vista.

O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Felipe Gomes da Silva, que terá os auxiliares Rodrigo Pereira Jóia e Rodrigo Figueiredo Correa.
Escalações:
Fluminense: o auxiliar técnico permanente Enderson Moreira vai repetir a equipe que venceu o América-MEX, por 3 a 2, na última quarta-feira, pela Libertadores. O lateral-direito Mariano, que sentiu dores no joelho direito contra os mexicanos, voltou a treinar neste sábado e foi confirmado. Deco começará no banco outra vez. O Tricolor irá a campo com: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Digão e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Souza e Conca; Emerson e Fred.

Vasco: o técnico Ricardo Gomes contou com alguns imprevistos na hora de montar o time. O lateral-direito Fagner sofreu um estiramento no ligamento do joelho direito e está fora, assim como o lateral-esquerdo Ramon, que está com um problema na coxa. Diego Souza deu um susto por causa de dores no pé e uma gripe, mas vai para o jogo. Grande novidade, Alecsandro deverá ficar no banco. O time provável é: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Eduardo Costa, Romulo, Felipe, Bernardo e Diego Souza; Eder Luis.
Números e Curiosidades
* Dos últimos 16 jogos entre as duas equipes, onze terminaram empatados. Nos outros cinco, foram três vitórias do Vasco e dois triunfos do Fluminense.

* As duas equipes já decidiram o Campeonato Carioca em cinco oportunidades, com duas conquistas tricolores (1976 e 190) e três vascaínas (1993/1994/2003). Decisões no Brasileiro apenas uma: a de 1984 com direito a título do Fluminense.

* Fluminense e Vasco se enfrentaram apenas uma vez no Engenhão. Foi no Campeonato Brasileiro do ano passado e a vitória foi Tricolor por 1 a 0, gol de Tartá. O resultado foi fundamental para o título do Tricolor, confirmado um mês depois.
Ultimo Confronto
O último clássico foi pelo Campeonato Brasileiro do ano passado e terminou com vitória tricolor por 1 a 0. O gol de Tartá saiu logo no início da partida, em rebote de Fernando Prass após chute de Washington da entrada da área. O Vasco pressionou no segundo tempo e acertou uma bola na trave com Nunes, mas não conseguiu chegar ao empate.
Fonte: Globo Esporte