Pelo menos até dezembro de 2011, Conca é do Fluminense

Detalhe contratual impede transferência do jogador.


Nos últimos dias foram ventilados vários boatos de que o argentino Dario Conca poderá deixar o Fluminense ao fim desta temporada, contudo, a situação não é tão simples quanto parece e a hipótese do apoiador deixar as Laranjeiras rumo a outro clube, neste momento, é nula. Os motivos são diversos.

Primeiramente, faz-se necessário explicar os detalhes contratuais do camisa 11. Conca tem os direitos federativos ligados ao Desportivo Brasil, da Traffic, que cedeu o atleta ao Tricolor, por empréstimo, até 31 de dezembro de 2011, mesma data do encerramento do vínculo do jogador com a equipe da empresa de investimentos.

No âmbito financeiro, representado pelos direitos econômicos – que diferentemente dos direitos federativos não se extinguem ao fim do contrato –, o Flu tem direito a receber 80% dos valores envolvidos em uma hipotética transferência do ídolo, enquanto a fatia restante pertence a Traffic que, por ser detentora do registro do argentino na federação, é a responsável por aceitar ou não as propostas realizadas para a compra do meia.

Entretanto, os poderes dos investidores têm limite. E este limite se chama Fluminense. Em razão das normas que regulamentam o futebol internacional, um jogador que esteja sob contrato de empréstimo só pode ser negociado caso o clube ao qual foi cedido temporariamente aceite a rescisão do vínculo, o que, no caso de Conca, não será aceito, de forma alguma, pela diretoria atual.

Além disso, uma primeira oferta de renovação já foi feita ao atleta, demonstração clara de que há o interesse na extensão do contrato do apoiador. Conca enviou uma contraproposta e aguarda nova resposta, que deverá acontecer apenas quando o novo presidente assumir o cargo.

Em razão disso, Conca, caso não renove com o Fluminense, estará livre para negociar com qualquer outro time a partir de 1º de janeiro de 2012, antes disso, nada poderá tirá-lo das Laranjeiras.

Postar um comentário

0 Comentários