Empate emocionante com o Botafogo no Engenhão


Domingo de muita emoção no Engenhão. Motivos extra-campo não faltavam para um grande clássico entre Fluminense e Botafogo. Vivendo situações extremas na tabela, o Flu lutava pela manutenção da liderança, enquanto o rival tentava se livrar da zona de rebaixamento. Mas o jogo ainda assim superou as expectativas. Eletrizante do início ao fim, com as duas equipes com boas chances de sairem vitoriosas, o empate em 1 a 1 acabou sendo justo e amargo para ambos. O Fluminense acabou perdendo a liderança para o Corinthians, que venceu o Guarani por 3 a 1, e agora está um ponto a frente.

Logo aos seis minutos de jogo, o estreante Emerson recebeu bom passe de Fred e teve a chance de abrir o placar, mas mandou por cima do gol. Depois o Botafogo começou a se soltar em campo. Jogando com a marcação adiantada, o alvinegro dominou o meio-de-campo e criou boas chances de gol. Na volta para o segundo tempo a situação se inverteu, o Flu passou a dominar o jogo e, com muita velocidade, passou a dar trabalho a Jefferson. O goleiro acabou se atrapalhando na cobrança de um tiro de meta e a bola sobrou nos pés do estreante do Emerson, que dessa vez não desperdiçou.

O Flu teve a chance de aumentar a vantagem, mas ansioso não conseguiu, depois voltou a ser pressionado e acabou sofrendo o empate aos 30 minutos. Daí em diante o goleiro Fernando Henrique, que já tinha se destacado na primeira etapa, se desdobrou para salvar o time. O Botafogo chegou a colocar uma bola na trave, com o zagueiro Antonio Carlos. O Tricolor também acertou o travessão e Marquinho ainda teve uma grande chance nos acréscimos, em bela cobrança de falta, mas Jefferson se redimiu e acabou garantindo o empate.

Na noite que tinha tudo para ser do atacante Emerson, que teve uma boa movimentação, quem brilhou foram justamente os dois goleiros. Belletti foi o outro estreante da noite, mas ainda sentiu um pouco a falta de ritmo e foi substituído no segundo tempo.

O JOGO:

Logo aos seis minutos de jogo o Fluzão por muito pouco não abriu o placar. Fred recebeu no ataque e rolou para Emerson, livre na área. O atacante soltou a bomba por cima do gol de Jefferson. O Botafogo respondeu no minuto seguinte. Somália encontrou Edno na entrada área, que rolou para Marcelo Cordeiro, mas a zaga tricolor afastou o perigo.

Aos 9' mais uma chance alvinegra. Depois de cobrança de falta, Edno recebeu livre na área mas demorou para finalizar e foi desarmado. Três minutos depois, Somália chutou forte da intermediária e Fernando Henrique fez boa defesa. Aos 14', a melhor chance: Lucio Flavio desceu com velocidade pela direita, cruzou na área e Herrera, de carrinho, por muito pouco não empurrou para o fundo do gol.

O Flu só voltou a atacar aos 19'. Conca cobrou falta na área e Leandro Guerreiro tirou de cabeça. Jogando com muita velocidade, a pressão adversária continuou e Somalia arriscou de longe sobre o gol. Aos 26' a dupla de ataque tricolor voltou a funcionar. Fred recebeu lançamento, matou no peito tocando para Emerson, que vinha de trás, e ele chutou por cima da meta.

No embalo da torcida tricolor, que soltou o grito no Engenhão, o Flu passou a buscar mais o gol. Aos 37' Conca achou Fred na área. O artilheiro ganhou da defesa, mas chutou fraco e Jefferson fez a defesa. Quatro minutos depois Carlinhos quase quase abriu o placar. O lateral invadiu a área e chutou cruzado. A bola saiu tirando tinta da trave esquerda de Jefferson e Emerson, que chegava de trás, quase conseguiu empurrar para o fundo da rede.

Aos 44' Diogo se atrapalhou e quase fez contra. Após cruzamento de Herrea, o volante chutou para trás, e Fernando Henrique, atento, fez grande defesa.

Na volta do intervalo as equipes não tiveram mudanças na formação, mas a postura tricolor estava bem diferente. Jogando com a marcação adiantada e e bem mais veloz, o Flu passou a ficar bem mais perigoso. Aos 3', Conca recebeu na direita, ajeitou para a canhota e chutou cruzado, com muito perigo à direita da meta de Jefferson. Aos 10' Somália arriscou de novo de longe e Fernando Henrique fez outra boa defesa.

Com um contra-ataque fulminante o Fluzão por muito pouco não chegou ao gol. Emerson tentou tirar a bola do goleiro e chutou para fora. Até que no minuto seguinte não teve jeito. O goleio bateu mal o tiro de meta e a bola sobrou nos pés de Emerson. O estreante avançou, driblou Jefferson e abriu o placar: 1 a 0.

Um pouco depois do gol, Emerson e Somália se desentenderam e foram punidos com cartão amarelo. No lance seguinte, Fred sentiu a panturrilha e foi substituído por Alan. Aos 30'Marcelo Cardeiro fez grande jogada pela esquerda e cruzou na área. Edno aoareceu livre na área e, de cabeça, empatou o jogo: 1 a 1.

No minuto seguinte, Belletti foi substituído por Thiaguinho. Daí em diante o Botafogo passou a chegar muito e com perigo ao ataque. Aos 33' Leandro Guerreiro arriscou de longe e FH se esticou todo para salvar o Flu. No minuto seguinte, Edno recebeu na área, limpou e chutou rasteiro e mais uma FH apareceu bem para salvar o time.

Aos 36', após levantamento na área, o zagueiro Antonio Carlos apareceu bem de cabeça e acertou a trave. Dois minutos depois, foi a vez do Flu acertar a trave.

Aos 41, Marquinho substituiu Conca. No minuto seguinte, mais confusão. Thiaguinho sofreu falta perto da área, se desentendeu com Marcelo Cordeiro e foi expulso. Aos 43 foi a vez do Somália levar o cartão vermelho e aos 47 Danny Morais, que já tinha amarelo foi para a rua.

Aos 48, o Flu teve a grande chance de sair com a vitória no último lance do jogo. Marquinho cobrou falta e Jefferson pulou no ân gulo para salvar o empate.

Ficha técnica:
Botafogo 1 x 1 Fluminense - 11ª Rodada Campeonato Brasileiro


Fluminense: Fernando Henrique, Gum, André Luis e Leandro Euzébio; Mariano, Diogo, Belletti (Thiaguinho), Conca (Marquinho) e Carlinhos; Emerson e Fred (Alan). Técnico: Muricy Ramalho.

Botafogo: Jefferson, Antonio Carlos, Danny Morais e Fahel (Caio); Alessandro, Leandro Guerreiro, Somalia e Lucio Flavio (Renato Cajá); Herrera e Edno (Edson). Técnico: Joel Santana.


Árbitro: Rodrigo nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Luiz A Muniz de Oliveira e Marcelo Braz Mariano (ambos do RJ)
Gol: Emerson, aos 15'/2T (1-0); Edno, aos 30'/2T (1-1).
Amarelos: Belletti, Gum, Diogo, Emerson, Mariano (FLU); Somalia, Antônio Carlos, Danny Morais (Bota)
Vermelho: Thiaguinho (FLU) Somália e Danny Morais (Bota).
Estádio: Engenhão (RJ)
Publico Presente: 23.218

Publico Pagante: 19.470

Fonte: Site Official do Fluminense

Postar um comentário

0 Comentários