Fluminense planeja enxugar elenco e fazer poucas contratações para 2016

No Fluminense, 2016 já começou. Após o fim do Campeonato Brasileiro, o técnico Eduardo Baptista revelou que não espera por muitas contratação e que 70% do elenco será mantido para a próxima temporada. Além disso, a diretoria já se movimenta nos bastidores para reforçar o elenco. Saídas também acontecerão. E não serão poucas.

- Pretendo trabalhar com um elenco mais reduzido, onde possamos dar atenção a todos. O elenco era muito extenso. Cheguei e não quis tirar ninguém. Gerir 36 jogadores é complicado. Não tivemos problema, todos puderam jogar, mas meu objetivo é enxugar esse elenco. Vimos que quando o Fred não jogou tivemos problemas. Faltou maturidade. Temos que ter jogadores de peso, com história na Série A para não oscilarmos no ano que vem - disse o treinador.

O atual elenco tricolor possui 36 jogadores. Dois nomes serão adicionados ao elenco na próxima temporada: o meia Daniel e o atacante Matheus Pato, ambos da equipe Sub-20. Dos que devem deixar o clube estão nomes como Antônio Carlos, Henrique, João Filipe, Breno Lopes, Jean, Lucas Gomes, além de Vinícius e Gerson, que já foram. E pensando no sucesso e na busca por títulos para 2016, Eduardo Baptista dá a receita do planejamento tricolor:

- Trazer jogadores com mais experiência, com títulos nas costas, com rodagem de Série A. Faltou maturidade em persos jogos, temos que equilibrar essa idade, tornar o time mais homogêneo para fazer o ano que vem melhor. Foi um ano difícil para a diretoria. As coisas deram certo. Não foi um ano brilhante, mas foi um ano que uma base foi montada.

Jovens podem ser emprestados

Uma receita que vem dando certo nos últimos anos pode ser repetida nas Laranjeiras para a próxima temporada. Destaques na última temporada, Gustavo Scarpa e Marcos Júnior passaram um período longe do clube e voltaram com mais experiência. Neste ano, nomes como o meia Eduardo e o atacante Biro Biro se destacaram por Bahia e Ponte Preta, respectivamente, e retornarão ao elenco.

Do atual elenco, o jogador que deve ser emprestado é o meia Robert. Apesar de ter agradado ao técnico Eduardo Baptista, a diretoria pretende buscar um novo clube para o jogador para que ele ganhe maturidade.

Fonte: Uol
Texto: Matheus Babo
Foto: Agência Brasil