Aberta de terça à domingo, Sala de Troféus tem novo horário de visitação

A Sala de Troféus do Fluminense Football Club está com novo horário de visitação a partir desta quarta-feira (05/11). De terça à sexta-feira, o espaço estará aberto das 9h30 às 18h; aos sábados, das 9h às 15h; e aos domingos, das 9h às 13h.

O circuito

O tour começa pela galeria de ex-presidentes, cujas imagens são vistas como num grande porta-retrato digital. Logo na entrada, o visitante também se depara com um imenso pôster de um dos primeiros times do Fluminense, de 1904, que usava o uniforme branco e cinza. Na galeria de memória, ele encontra personagens e fatos marcantes, como o trem que levou a São Paulo o embrião do time que fundaria o clube, além do paletó tricolor que fez parte da primeira remessa importada da Inglaterra, em 1905, restaurado por especialistas do Museu Histórico Nacional.

Mais à frente, na galeria de gigantes, destaque para Oswaldo Gomes, recordista de títulos Cariocas entre 1906 e 1919 e autor do primeiro gol da Seleção Brasileira; para o “Casal 20”, Washington e Assis; e para Castilho. O local tem ainda o primeiro vídeo da Sala de Troféus, com depoimentos de ex-jogadores e torcedores ilustres.

Seguindo pelo passeio, diversos jogadores que fizeram história estão expostos num grande painel chamado Guerreiros. As imagens de cada um rodam manualmente, formando um mosaico com as cores do clube, marca do Fluminense nas arquibancadas.

A linha do tempo é a primeira atração interativa. Para percorrê-la, sem tocá-la, basta fazer um movimento com as mãos. O conteúdo pode ser lido em inglês, assim como nas principais atrações. Um vídeo com imagens e o som da torcida fazem a ambientação da área.

Os técnicos mais importantes, chuteiras e camisas históricas estão na galeria do vestiário, que faz uma homenagem ao folclórico e já falecido roupeiro Ximbica. As mulheres são lembradas na ala de torcedores. Afinal, foi por causa delas que surgiu a palavra torcida, já que descontavam o seu nervosismo nas partidas torcendo as próprias luvas, como bem observou, no Estádio das Laranjeiras, o ilustre tricolor Coelho Netto. O segundo vídeo da Sala mostra torcedores como o inesquecível Careca.

Mas é num pequeno recinto com vista para o campo, onde funcionava um almoxarifado, que está uma das galerias mais importantes, que conta a história da sede por meio de vídeo e maquetes de 1915, 1920 e 1922, quando aconteceram as principais transformações. Responsável pela maioria das mudanças, o patrono tricolor Arnaldo Guinle recebe, nessa instalação, uma homenagem especial. Uma história que se confunde com a história do futebol e do Brasil. Foi nas Laranjeiras que a Seleção Brasileira disputou o seu primeiro jogo em 1914, com gol de Oswaldo Gomes. E é ali que está exposta a bola da partida. Já no estande de tiro, preparou-se para a Olimpíada de 1920 Afrânio da Costa, primeiro medalhista olímpico brasileiro.

A segunda interatividade vem logo a seguir. Um espelho virtual exibe mais de 30 uniformes históricos do Fluminense. Para isso, o visitante sequer precisa encostar na tela.

A seção de exposições temporárias já homenageou Nelson Rodrigues, a Torcida Mais Bonita do Brasil, retratou a conquista do tetracampeonato brasileiro em fotos e atualmente aborda a relação do Fluminense com a Seleção Brasileira, já que foi em Laranjeiras que o Brasil disputou sua primeira partida oficial. Os tricolores podem jogar um quiz especial sobre o tema, mais uma opção de interatividade para os visitantes.

E, enfim, a ala das taças e medalhas, dividida em: Esportes Olímpicos (com réplica da Taça Olímpica de 1949 e a medalha de Afrânio da Costa); Campeonatos Cariocas (todos os troféus); Xerém; Torneio Rio-São Paulo (lembrado por um painel); Conquistas Internacionais; Outras Conquistas; e as Grandes Conquistas (os quatro títulos Brasileiros, a Copa do Brasil e ao Campeonato Mundial de 1952 – Copa Rio), que trazem com os troféus uma foto do time, do personagem da competição, a história e as estatísticas do campeonato.

O passeio pela história termina com mais interatividade. Com o recurso dos sensores de movimento, é possível passar as páginas dos jornais que noticiaram os títulos do Fluzão. E em dois rádios cenográficos, o ouvinte sintoniza as narrações dos jogos em que o Flu sagrou-se campeão desde 1964. O material foi cedido pela Rádio Globo e pela CBN.

E quem disse que acabou? No fim da visita, o tricolor ainda tira uma foto num cartão-postal que pode ser compartilhado em suas redes sociais. Bela lembrança, não?

Funcionamento da Sala de Troféus:

Terça a Sexta – 09h30 as 18h
Sábado – 09h as 15h
Domingo – 09h as 13h

Comunicação Institucional FFC
Foto: Bruno Haddad/Divulgação FFC
Fonte: Site Oficial do Fluminense FC

Postar um comentário

0 Comentários