Reserva liga alerta, e Fluminense aumenta controle ao peso de Walter

Comissão técnica de Cristóvão Borges elabora exercícios extras para compensar ausência de jogos e manter os 92kg alcançados após rigoroso regime.

Ser reserva não significa diminuição na carga de trabalho de Walter no Fluminense. Pelo contrário. Com sinal de alerta ligado, temendo recaída no controle do peso do atacante, a comissão técnica comandada por Cristóvão Borges elaborou uma série de exercícios extras capazes de substituir o desgaste de uma partida de futebol. O aumento no controle visa a manter os 92kg que o camisa 18 alcançou após rigoroso regime feito ainda nos tempos de Renato Gaúcho. 

A preocupação obedece a lógica de que quem não joga tem tendência a engordar. Alia-se a isto o histórico de problemas com a balança do jogador. Se não houver cuidado, a condição física pode ficar comprometida. Então, além de manter a alimentação balanceada, privilegiando refeições no clube, o hábito de se pesar diariamente, antes e depois dos treinos nas Laranjeiras, o atleta passou a fazer exercícios de academia após as sessões no campo. Tudo sob orientação do preparador físico Rodrigo Poletto.

Walter está sob observação no Fluminense nos 
últimos dias (Foto: Agência Estado)
- Quem fica no banco só se exercita se entrar na partida. É pior do que sobrar, afinal, os não relacionados trabalham no clube. Por causa disso, desde que chegamos, implementamos exercícios à parte. A ideia é ajudar no controle existente – explica Poletto.

Após os treinos, então, Walter tem de passar à academia do clube. Faz trabalhos de queima de calorias, como esteira e bicicleta. De acordo com o preparador, por ora, não há ganho de peso. E tampouco uma meta. O objetivo é mantê-lo apto a ser utilizado por Cristóvão – entrou no segundo tempo em três dos quatro compromissos do treinador. 

- Temos conversado muito, e o Walter entende da importância. É um atleta exemplar. Faz o que é pedido, se dedica nos treinamentos. Trabalhamos com performance ideal. Queremos ele no peso que seja o melhor para que ele atue como o Cristóvão precisa – diz Poletto. 

É por isso também que, sempre quando possível, os reservas, incluindo Walter, atuam em jogo-treino ou coletivo com juniores. É a maneira de substituir os jogos. A tática tem dado certo. 

Walter chegou ao Fluminense em 16 de janeiro, ainda no período de pré-temporada em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Na época, pesava 106kg. Só após entrar em forma virou titular. Com a troca de comando, perdeu espaço a Rafael Sobis. Tem sete gols em 14 partidas.

Fonte: Globo Esporte
Foto: *Topo: Rafael Moraes
Texto: Hector Werlang