Patrocinadora marca data de eleição, que pode mudar parceria com o Flu

O Fluminense recém reelegeu Peter Siemsen, porém, um novo pleito pode mudar o futuro do clube. Marcada para 25 de fevereiro, a eleição da Unimed-Rio apontará o presidente pelos próximos quatro anos. Celso Barros, atual mandatário, tentará se manter no posto embora tenha concorrência de Claudio Salles. E, caso a oposição seja vitoriosa, o modelo de parceria entre empresa e clube será revisto. 

A Unimed virou patrocinadora do Flu em 1999, quando o clube disputou a Série C. Desde então, o Tricolor mudou de patamar. Ganhou a Copa do Brasil de 2007, foi vice da Libertadores em 2008 e levou dois Brasileiros (2010 e 2012), entre as principais conquistas. É a empresa que banca as contratações e salários dos principais atletas, atualmente casos de Fred e Conca. Deco, no passado, era outro. E, com o poderia econômico, o pediatra Celso Barros participa da administração do clube. Opina sobre nome de treinadores – foi quem bancou a volta de Renato Gaúcho – e de dirigentes – foi apontado como responsável pela recente saída do diretor executivo Felipe Ximenes. 

Esta maneira de atuar, porém, é contestada pela oposição. Batizada de ‘Segunda Opinião’, a chapa, que irá se inscrever nos próximos dias, promete rever o modelo de parceria. O cardiologista Claudio Salles deseja apenas patrocinar o clube sem ter interferência na administração e, com isto, reduzir o valor investido – estimado atualmente em R$ 70 milhões anuais. Celso Barros manteria o modelo. Ele encabeça a chapa ‘Unimed Competente’ e já se inscreveu para concorrer. 

O prazo para inscrição de chapas termina em 10 de fevereiro. Podem votar os médicos associados até um ano antes do pleito, número estimado em 5,3 mil. A chapa vencedora será aquela que somar o maior número de votos, e a eleição acontece em um único turno. Haverá sete locais de votação, espalhados pelo Rio, e a apuração acontecerá em assembleia no Hotel Windsor, a partir das 20h do dia 25. A posse será em 1º de abril. 

A Unimed é uma cooperativa com crescimento significativo ao longo dos últimos anos: passou de 264 mil clientes em 1998, primeiro ano de Celso Barros, para mais de 1,1 milhão no final de 2013, com um aumento de 28% apenas no último ano. Em 2013, pelo quarto ano consecutivo, foi a marca Top of Mind - Marcas do Rio, no segmento planos de saúde.

Fonte: Globo Esporte