Fred terá oito dias para se aprontar para o Fla-Flu



A ideia de Renato Gaúcho era melhorar a condição física e dar ritmo a Fred no decorrer das partidas do Fluminense no Campeonato Carioca. Mas o treinador mudou de opinião. Diante do desempenho ruim do atacante e das críticas pelo desempenho abaixo da expectativa, Renato optou por poupá-lo das duas próximas rodadas, contra Bangu e Audax, e prepará-lo para o Fla-Flu do próximo dia 8, no Maracanã. Até lá, serão oito dias para tentar fazer com que o camisa 9 evolua. Nos jogos contra Bonsucesso, Nova Iguaçu e Resende, o capitão não foi bem. Errou lances que costuma executar com facilidade e mostrou que a mobilidade não é o seu forte no momento, apesar de disputado duas partidas completas. 

Não é a primeira vez em 2014 que o clube muda a rota da preparação do jogador. De volta à rotina de treinos com os companheiros depois de quatro meses afastado por conta de uma lesão grave na coxa direita, sofrida em 31 de agosto, o camisa 9 começou o trabalho na pré-temporada em Mangaratiba, Costa Verde do Rio, presente e disposto. As primeiras atividades sempre contaram com um sorridente Fred. Aos poucos, no entanto, o capitão trocou o gramado pela academia do resort que hospedou a delegação. Ele trabalhou longe do grupo em quatro treinos. Segundo o clube, sempre para fazer um trabalho de prevenção de lesões. Quando a ausência tornou-se rotina, a assessoria de imprensa divulgou fotos e vídeos do jogador em ação nos exercícios. 

Fred ficou fora do primeiro jogo do time no Carioca, na derrota por 3 a 2 para o Madureira. Renato Gaúcho decidiu poupar seu principal jogador sob a justificativa de que não queria correr o risco de vê-lo novamente machucado. A condição física do camisa 9, que estava com “dois quilos e pouco” acima do peso, segundo o treinador, não era considerada ideal. Sendo assim, Michael assumiu a posição, o que vai se repetir contra Bangu, sábado, e Audax, na terça. 

Depois dos jogos contra Bonsucesso, Nova Iguaçu e Resende (veja lances acima), Fred sempre deixou claro que não sentia mais nenhum problema físico. Só o cansaço incomodava o jogador, com o agravante de um longo período de inatividade. O problema é que o rendimento ficou muito abaixo do esperado e Fred sequer conseguiu protagonizar lances marcantes. Contra o Bonsucesso, no empate por 1 a 1, perdeu gols que poderiam ter dado a primeira vitória ao time. 

Desde que voltou a jogar, no dia 23, tem sido defendido por Renato em todas as entrevistas coletivas do treinador, que ao mesmo tempo reconhece que o atacante não está bem. 

- Acho que o mais importante de tudo é que o Fred está jogando. É difícil um jogador da qualidade dele ficar cinco meses sem jogar (por lesão na coxa direta) e voltar a ser aquele Fred. Não tem jogado aquilo que sabe, mas vem readquirindo ritmo de jogo. Vai levar um tempinho maior, mas só vai melhorar jogando. Ele precisa readquirir ritmo e a confiança de que está 100% recuperado das lesões – disse, após a vitória por 1 a 0 sobre o Resende, jogo que foi assistido no Maracanã pelo técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari.

Nesta quinta, Fred foi à sede do clube e fez um trabalho leve na academia acompanhado de massagem. O jogador não tem sido poupado das críticas, apesar de todas as justificativas que o clube apresenta sobre o momento dele. 

Nesta sexta-feira, Renato concederá entrevista após o treino em Laranjeiras, marcado para 9h. Vai explicar as razões que o fizeram mudar de ideia e decidir deixar o goleador fora de ação. 

Em 2013, a pior temporada do capitão desde que chegou ao clube, em 2009, foram apenas 25 partidas e oito gols marcados. Em ano de Copa do Mundo, Fred tem de enfrentar os números e voltar a se entender com a bola.

Fonte: Globo Esporte