Flu busca novo técnico e pode demitir Luxa antes de clássico com Fla


A definição de que Vanderlei Luxemburgo seguiria no cargo de treinador do Fluminense até o clássico do próximo domingo contra o Flamengo não durou muito tempo. Após o acerto da permanência em reunião na tarde de terça-feira, a diretoria voltou a se encontrar à noite e já começou mapear nomes de substitutos. A tendência é de que o técnico seja demitido antes mesmo do final de semana.

O presidente Peter Siemsen, que hoje acumula o cargo de vice de futebol, e o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano se reuniram até as primeiras horas da madrugada de terça para quarta-feira em busca do sucessor ideal para Luxemburgo. A busca foi retomada após o consenso de que realmente a troca de comando é necessária.

A demissão de Vanderlei pode acontecer já nesta quarta-feira se o Fluminense chegar a um acordo com alguns dos treinadores pretendidos. A falta de um substituto e o temor de deixar o time sem comando num momento importante da temporada fazem com que a saída de Luxemburgo seja bastante improvável antes que haja um nome engatilhado.

Principal entusiasta da vinda de Vanderlei Luxemburgo para o Fluminense, o presidente da Unimed Rio, Celso Barros, não se opôs a demissão do treinador. O executivo da parceira do Tricolor deixou a decisão nas mãos dos dirigentes do clube. Em julho, o empresário conseguiu convencer Peter Siemsen a contratar o atual treinador.

Enquanto o seu futuro é decidido nos bastidores do Fluminense, Vanderlei Luxemburgo segue parcialmente alheio à movimentação. Na tarde desta terça-feira, antes de treinamento nas Laranjeiras, o treinador se reuniu com a cúpula tricolor para receber o aviso de que ficaria no cargo, ao menos por enquanto. À noite, não mais participou das conversas.

Luxemburgo comparecerá às Laranjeiras na manhã desta quarta-feira na expectativa de comandar o treinamento do Fluminense, marcado para as 10h. Dependendo do avanço das conversas da diretoria com os possíveis substitutos, porém, o treinador pode ser comunicado de sua saída do clube durante o dia. O Tricolor tem atividades marcadas em período integral.

Caso o Fluminense acerte com algum dos nomes pretendidos e concretize a demissão de Vanderlei Luxemburgo nesta quarta-feira, o substituto terá uma dura missão pela frente. Seu primeiro treino será apenas na quinta, a três dias do clássico contra o Flamengo, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se o Tricolor perder o confronto, pode entrar na zona de rebaixamento.

O estopim para a crise instaurada no Fluminense foi a derrota de virada por 3 a 2 para o Vitória no último domingo, com um jogador a mais em campo. A partida foi a sétima consecutiva sem um triunfo sequer da equipe, que atualmente está na 16ª posição do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos, apenas três a mais que a Ponte Preta, integrante da zona de rebaixamento.

Fonte: UOL