Ex-Fluminense é cortado da seleção sub-20 da Polônia por não falar o idioma local

Enquanto Diego Costa está cada vez mais próximo de defender a Espanha, outro brasileiro atraiu o interesse de uma seleção europeia. Ele só não teve a mesma sorte do atacante do Atlético de Madrid. Emprestado pelo Fluminense ao Legia Varsóvia, o zagueiro Alan Fialho foi chamado para um período de treinos com a equipe sub-20 da Polônia, mas foi cortado por um motivo: não falava bem o idioma local.

Após chamar a atenção do treinador da seleção sub-20, Jacek Zielinski, Fialho soube que foi convocado na noite de segunda-feira. No entanto, ao se apresentar na manhã seguinte, descobriu que não iria se juntar aos demais companheiros por não falar polonês.

- Eu fiquei feliz por ter sido convocado. De qualquer forma, será bom para a minha carreira. Quando cheguei aqui, ninguém me conhecia. Foi complicado porque contei pra todo mundo no Brasil. A família toda estava sabendo. Mas não fiquei decepcionado. Fiquei mais triste – disse o jogador, em entrevista por telefone.
A decisão de não aproveitar jogadores que não falam o idioma local foi tomada pelo presidente da federação polonesa, o ex-jogador Zbigniew Boniek. Ainda assim, o brasileiro ouviu do treinador que poderá estar nas próximas listas com duas condições: se aprender a língua do país e mantiver o nível das atuações.
- Dentro de campo, não havia muitos problemas. Eu sei algumas frases básicas em polonês que me permitem uma comunicação com os colegas durante uma partida. Além disso, falo inglês fluente, que também é muito útil em campo. Se isso não for suficiente, vou fazer de tudo para compensar as deficiências o mais rápido possível para jogar pela seleção polonesa – completou Alan Fialho.

Nascido em 1993 no Rio de Janeiro, Alan Fialho tem cidadania polonesa (a bisavó do jogador nasceu no país) e foi emprestado pelo Fluminense ao Légia no início da temporada. Ele foi revelado pelo Audax-SP e, após a boa campanha da equipe na Série A2 do Paulista no primeiro semestre, foi contratado pelo time carioca, com o qual tem contrato por mais três anos.
Antigo clube do meia Roger Guerreiro, ex-jogador de Flamengo e Corinthians que chegou a defender a seleção polonesa, o Legia Varsóvia tem uma parceria com o Fluminense para intercâmbio dos jogadores das categorias de base.

Fonte: Globo Esporte