Conquistar torcida e recuperar estrelas; veja missões de Luxemburgo no Flu

A chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo ao Fluminense foi utilizada pela diretoria como uma forma de 'sacudir' o grupo. Atual campeão brasileiro, o time das Laranjeiras viu jogadores importantes apresentarem uma queda de rendimento em relação ao ano passado, a ponto do Tricolor ter perdido cinco partidas seguidas, entrando na zona de rebaixamento do torneio nacional.

Recuperar as boas atuações coletivas e individuais, porém, não é o único objetivo do treinador no Fluminense. Manter o bom ambiente interno, principal característica do comando de Abel Braga, demitido na última segunda-feira, será um desafio para Luxemburgo. Durante a carreira, não foram poucos os atritos do técnico com 'estrelas'. Outra missão será desvincular a imagem de torcedor e sócio do Flamengo, minimizada pelo técnico na apresentação.

O UOL Esporte preparou uma lista com os principais obstáculos que o novo treinador tricolor terá pela frente até o final do contrato, em dezembro.

DESVINCULAR A LIGAÇÃO COM O FLAMENGO E CONQUISTAR A TORCIDA
      

Quando o nome de Luxemburgo foi citado em especulações, vários torcedores do Fluminense utilizaram as redes sociais para protestar. O próprio presidente do Tricolor, Peter Siemsen, era inicialmente contrário à contratação do técnico. Fato é que Luxemburgo dependerá de bons resultados para ganhar crédito com os tricolores. A primeira impressão foi boa e o treinador foi aplaudido no treino de estreia, nas Laranjeiras. Na coletiva, Luxemburgo ressaltou que é profissional e usou o exemplo de Abel Braga, tricolor assumido, e que trabalhou em Botafogo, Flamengo e Vasco.

RECUPERAR O SISTEMA DEFENSIVO, DESTAQUE NOS TÍTULOS DE 2010 E 2012
     

Pilar das conquistas dos campeonatos brasileiros de 2010 e 2012, a defesa do Fluminense parece ter 'desmoronado' nesta temporada. O setor sofreu constantes mudanças de jogadores. Digão, Gum e Leandro Euzébio alternaram períodos de titularidade. Luxemburgo, porém, exaltou as opções e disse que o time pode estar vunerável começando pelo ataque. "No futebol, tudo é muito bom quando os resultados acontecem. Por cinco derrotas eles [jogadores] não servem mais? Será que é só a defesa? O time está compacto ou vulnerável? Se era a menos vazada, algo está acontecendo".

FAZER COM QUE AS ESTRELAS DO FLU VOLTEM A APRESENTAR BOM FUTEBOL

Apesar de viver grande fase na seleção brasileira, Fred realiza uma temporada menos produtiva no Fluminense. Assim como o capitão, outros pilares do time, como Diego Cavalieri e Deco, estão tendo atuações abaixo do esperado em 2013. O artilheiro tem média de 0,35 gols na temporada , enquanto o camisa 20 foi suspenso por doping e o goleiro falhou em partidas seguidas. No primeiro treinamento, Luxemburgo conversou ao pé do ouvido com os três, além de Edinho. O treinador também deu diversas orientações no coletivo e trocou o posicionamento de Deco.

MOTIVAR UM GRUPO QUE GANHOU DOIS TÍTULOS IMPORTANTES NO ÚLTIMO ANO

A análise foi traçada pelo próprio Vanderlei Luxemburgo durante a entrevista coletiva. Grande parte do elenco tricolor conquistou dois títulos brasileiros (2010 e 2012) e um estadual. Segundo o treinador, o nível de motivação na rotina de partidas pode ter diminuído involuntariamente. A contratação do técnico, inclusive, teve como intenção 'mexer' com o grupo, algo que Celso Barros, presidente da Unimed, não considerava mais ser possível com Abel Braga. "Quem ganha muito, é normal que inconscientemente relaxe. Talvez seja esse o ponto que o Flu precisa reencontrar", disse Luxa.

MANTER O BOM AMBIENTE DEIXADO POR ABEL BRAGA COM OS JOGADORES

Uma das maiores virtudes do técnico Abel Braga no Fluminense estava na manutenção do bom ambiente entre os jogadores. O ex-treiandor tricolor encontrou um vestiário 'rachado' em sua chegada e conseguiu unir diferentes lideranças nos últimos anos pela conquista de títulos. Luxemburgo, que teve atritos com alguns jogadores como Marcelo Moreno no último trabalho, no Grêmio, terá que mostrar que mudou. “Não é a primeira vez que trabalho com estrelas, isso é normal. O meu direito termina quando começa o do outro, e vice-versa”, disse Luxemburgo.

Fonte: Terra