“Foi um dos gols mais importantes da minha carreira”, Renato Gaúcho


Na súmula do jogo o gol foi creditado para Aílton. Sim, pode até ser verdade. Toda a jogada do gol foi do meia. Na gíria do futebol costumamos falar isso. O cara fez toda a jogada e deu de bandeja para o companheiro empurrar para as redes. O gol é de quem fez a jogada. Mas não, senhores. Se Renato Gaúcho não estivesse ali, a bola poderia ter tomado outro destino. A barriga salvadora do rambo tricolor libertou todos os tricolores, os vivos e os mortos, de um sonho que durava quase dez anos. Em 25 de junho de 1995, aos 41 minutos do segundo tempo, no Maracanã, Renato Gaúcho colocava o Fluminense de volta ao topo regional e se instaurava Rei do Rio. Vencemos o Fla x Flu por 3 a 2. Fomos campeões do Carioca de 1995.

- Aquele gol e a conquista do título Estadual de 95 são especiais para mim. Começamos o Campeonato desacreditados e o time se fortaleceu. Costumo dizer que são os títulos que fazem a história de um jogador e eu tenho a felicidade de estar na história do Fluminense. Foi um dos gols mais importantes da minha carreira – falou Renato Gaúcho.

E ele tem razão. Está na história. Nos corações de todos os tricolores. O 25 de junho de 1995 jamais será esquecido. Há 18 anos. O dia que a barriga de Renato Gaúcho deu ao Fluminense uma das mais inesquecíveis conquistas de sua rica história. Uma data que sempre será lembrada por todos nós.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 X 2 FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25/6/1995
Árbitro: Léo Feldman (RJ)
Público: 109.204 pagantes
Cartões vermelhos: Sorlei, Lira e Lima (Fluminense); Marquinhos (Flamengo)
Gols: Renato Gaúcho 30″/1ºT (1-0); e Leonardo 42″/1ºT (2-0), Romário 26″/2ºT (2-1), Fabinho, 32″/1ºT (2-2) e Renato Gaúcho* 42″/2ºT (3-2)

FLUMINENSE: Wellerson; Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Aílton, Djair e Rogerinho (Ézio); Renato Gaúcho e Leonardo (Cadu). Técnico: Joel Santana

FLAMENGO: Roger; Marcos Adriano (Rodrigo), Gélson, Jorge Luís e Branco; Charles, Fabinho, Marquinhos e William (Mazinho); Sávio e Romário. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Autor: Marcos Benjamin / Fluminense FC
Foto: Acervo do Flu-Memória
Fonte: Site Oficial do Fluminense FC