Cruzeiro: Hora ruim para desfalques

Com apenas um ponto, Cruzeiro buscará a primeira vitória, sábado, contra o Fluminense. Mas fica sem três titulares.

O Cruzeiro terá a missão de buscar a primeira vitória na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, sábado, às 18h30, no Engenhão, contra o Fluminense, sem três de seus principais jogadores. Além do zagueiro Victorino, que continua na Seleção Uruguaia, o técnico Cuca não contará com o goleiro Fábio e o volante Henrique, que se apresentam amanhã à Seleção Brasileira para os amistosos contra a Holanda, sábado, em Goiânia, e a Romênia, dia 7, em São Paulo.

Depois da derrota para o Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis, na estreia, e o empate por 1 a 1 com o Palmeiras, domingo, na Arena do Jacaré, a equipe celeste tenta evitar a repetição de seu pior início em Brasileiros por pontos corridos. Em 2007, sob o comando do técnico Dorival Júnior, a Raposa conseguiu a primeira vitória apenas na quarta rodada, depois de duas derrotas e um empate (veja quadro). O time, no entanto, iniciou uma recuperação e terminou em quinto lugar, com vaga na Copa Libertadores.

Em toda a história da competição, o pior começo celeste foi em 1994, quando a equipe venceu pela primeira vez apenas na sétima rodada. O resultado foi que o Cruzeiro caiu para a repescagem e por pouco não foi rebaixado. Em 1984, a primeira vitória veio apenas na sexta rodada e, como a primeira fase era curta, não houve tempo para reabilitação. A equipe foi eliminada com oito jogos disputados.

Ainda na coletiva na Arena do Jacaré, o técnico Cuca confirmou os substitutos para a partida contra o Fluminense. Rafael, que disputou oito jogos no ano passado, volta a ter chance no gol. E o volante Fabrício terá a oportunidade de começar jogando depois de quase sete meses. A última partida em que atuou como titular foi em 13 de novembro, a derrota por 1 a 0 para o Corinthians, no Pacaembu. Por causa de contusão no púbis, ele não jogou mais no ano passado. Em janeiro, foi operado e voltou a campo na primeira partida da final do Mineiro, contra o Atlético.

O zagueiro Victorino, que apenas ficou no banco na derrota do Uruguai para a Alemanha por 2 a 1, domingo, em Sinsheim (ALE), também foi convocado para o jogo contra a Holanda, dia 8, em Montevidéu. Com isso, a zaga celeste continuará formada pela dupla Leo e Gil.

Outro problema para Cuca pode ser o lateral-esquerdo e armador Gilberto, que ainda não anunciou a decisão sobre seu futuro. Ele pretendia conversar com o presidente Zezé Perrella antes de divulgar se aceitou ou não a proposta do Botafogo. O armador Roger, que se recupera de estiramento na panturrilha esquerda, será reavaliado durante a semana, mas dificilmente vai ser liberado para enfrentar o Flu. Os jogadores voltam ao treino hoje pela manhã, na Toca da Raposa.

ESTREIA MARCANTE O atacante Anselmo Ramon, ao perder um gol incrível no início do segundo tempo do jogo contra o Palmeiras, desperdiçou a chance de marcar sua estreia com a camisa celeste com dois gols, algo que poucos conseguiram. Pelo menos, mostrou personalidade ao não se abater com o lance, criou boas jogadas e ainda fez o gol de empate. Por isso, recebeu elogios de Cuca.

“Foi um lance perigoso, porque é um menino que poderia sofrer uma pressão muito grande dentro do jogo e se queimar”, avalia o treinador celeste. “Mas teve personalidade, teve competência, jogou muito bem, a ponto de ser o autor do gol de empate e ter tido outras oportunidades até para virar o jogo. Então, é lamentar o gol que ele perdeu, mas parabenizar pela personalidade que teve durante o jogo”.

Anselmo Ramon, baiano de Camaçari, completa 23 anos dia 23 e veio para o júnior do Cruzeiro em 2007, depois de se destacar na Copa São Paulo pelo Bahia. Sem chance no profissional, foi emprestado para Itaúna, Cabofriense, Kashiwa Reysol (do Japão), Rio Branco-SP, Avaí, Cluj (da Romênia) e, desde o início do ano, ao Oeste, de Itápolis, clube pelo qual foi vice-artilheiro do Campeonato Paulista, com 10 gols.

Fonte: Super Esportes

Postar um comentário

0 Comentários